LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A OBRA VIDAS SECAS

  • Ana D’arque Ribeiro dos Santos Unirg

Résumé

O ensino/aprendizagem sobre práticas de leitura de texto literário é um desafio para professores e escolas. De acordo com Cosson (2009), o letramento literário é “o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem, como um ato contínuo, de algo que está em movimento, que não se fecha.” Este processo pode ocorrer através de textos e imagens, além dos sentidos que elas transmitem, O objetivo deste artigo é mostrar que o letramento literário requer um tratamento diferenciado que enfatize a experiência da literatura por meio da Sequência Básica de Cosson (2009) a fim de desenvolver a competência leitora dos alunos por meio de estratégias específicas em cada etapa proposta. O professor pode trabalhar os textos literários considerando as suas múltiplas interpretações, e ao mesmo tempo, relacioná-lo com a realidade do estudante.

Biographie de l'auteur

Ana D’arque Ribeiro dos Santos, Unirg

Letras-Inglês e Respectivas Literaturas e Pedagogia pela Unirg: Gurupi/TO. Atualmente é professora no Colégio Militar do Estado do Tocantins Santa Terezinha. 

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Publiée
2025-04-23