LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A OBRA VIDAS SECAS
Resumen
O ensino/aprendizagem sobre práticas de leitura de texto literário é um desafio para professores e escolas. De acordo com Cosson (2009), o letramento literário é “o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem, como um ato contínuo, de algo que está em movimento, que não se fecha.” Este processo pode ocorrer através de textos e imagens, além dos sentidos que elas transmitem, O objetivo deste artigo é mostrar que o letramento literário requer um tratamento diferenciado que enfatize a experiência da literatura por meio da Sequência Básica de Cosson (2009) a fim de desenvolver a competência leitora dos alunos por meio de estratégias específicas em cada etapa proposta. O professor pode trabalhar os textos literários considerando as suas múltiplas interpretações, e ao mesmo tempo, relacioná-lo com a realidade do estudante.
Citas
ABRANTES, Maria Gracielly L.; CAVALCANTE, Marlon T. M.; MOITA, Filomena M.
G.S.C. Produção de Jogos Digitais usando o Scratch: Uma Experiência no Ensino Médio com Estudantes no Curso Técnico de Suporte e Manutenção de Informática. In: Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação, 2., 2016.
BENDER.William N. Aprendizagem Baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
CARDOSO, Vivian Bueno. Vidas secas, de Graciliano Ramos: descontinuidade Narrativa e individualização da personagem. III Semana de Integração, XII Semana de Letras e XIV Semana de Pedagogia– “Educação e Linguagem: novos olhares, novas possibilidades de ensino”UEG – Campus Inhumas: 2 a 7 de junho de 2014 p.164-172. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/semintegracao/article/view/2964/1772#:~:text=Fugindo% 20dos%20estere%C3%B3tipos%20e%20do,velho%20e%20o%20mais%20novo. Acesso em: 12 abril 2022.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. / Rildo Cosson, 2° ed, São Paulo: Contexto, 2009.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 2020. 224p. CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte; Rio de Janeiro: Editora da UERJ.
DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura de literatura na escola Parábola. São Paulo: Parábola, 2013.
GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Luiz Gonzaga. Brasil Especial, Programa Sexta Super.
Depoimento. Rio de Janeiro: Rede Globo, 1976.
JAUSS, H.R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo:Ática,1994.
KIYOMURA, Leila. “Vidas Secas” denuncia o descaso social e a exploração humana. Obra de Graciliano Ramos retrata o drama de uma família nordestina, comum ainda hoje no Brasil. Jornal da USP. Publicado dia 27 de setembro de 2018, atualiza 17 de janeiro de 2022. Disponível:
LETRAS AMBIENTAIS. Vidas Secas, 80 anos: 7 lições que continuam atuais https://www.letrasambientais.org.br/posts/vidas-secas,-80-anos:-7-licoes-que-continuam- atuais Acessado em: 19/04/22.
NEVES, Ernesto; SAMPAIO, Jana; FERRAZ, Ricardo. Efeito das mudanças do clima, seca no Brasil é a mais intensa da história Estiagem afeta estados inteiros e destrói plantações. Há meios de combatê-la, mas quase nada tem sido feito. Disponível:
PAULINO, Graça. Leitura Literária. Glossário CEALE, 2014. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/leitura-literaria
Acesso em: 15 de maio 2023.
PORTOLOMEOS, Andréa; NEPOMUCENO, Susana Rismo. O ensino da leitura literária na escola básica: Perspectivas e desafios a partir da BNCC. Revista Linha D‟Água. 2022 – No prelo.
PORTOLOMEOS, Andrea; RODRIGUES, Sophia. A leitura literária na sala de aula: a teoria na prática ajuda? Revista Humanidades e Inovação v.7, n.1-2020.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. São Paulo, Record, 48ª ed., 1982
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Disponível em: https://cs.ufgd.edu.br/download/Vidas%20Secas%20-%20Graciliano%20Ramos.pdf Acesso em: 12 abril 2022.
RÊGO, Helena Severino do. A vida ao "rés-do-chão”: linguagem e exclusão social em Vidas Secas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, 2013.
SALA DE AULA INVERTIDA: metodologia que educa para a autonomia. Disponível em:
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea / Karl Erik Schollhammer. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. - (Coleção contemporânea: Filosofia, literatura e artes)
VIEIRA JÚNIOR, Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019, 264 p.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).