ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM EFICÁCIA ESCOLAR

Résumé

Este artigo tem por objetivo analisar produções científicas brasileiras em eficácia escolar, publicados em periódicos nacionais, entre os anos 2000 e 2023. Realizou-se um estudo bibliométrico a partir da busca de artigos acadêmicos, por meio das palavras-chave: “eficácia escolar” e “boas práticas escolares”. A amostra deste estudo foi composta, majoritariamente, de artigos teóricos e teórico-empíricos, que avaliam boas práticas escolares e experiências de alto desempenho em avaliações de larga escala, considerando contextos de alta vulnerabilidade social. A dinâmica da produção científica em eficácia escolar, no Brasil, sugere um alto nível de qualidade, e um crescente interesse sobre o assunto em questão. Considera-se que o artigo contribui para que pesquisadores interessados e/ou iniciantes nas investigações em eficácia escolar, conheçam certos aspectos da dinâmica e evolução da produção de conhecimento sobre o assunto em foco, de modo que possam tomar boas decisões em estudos futuros dentro do campo. 

Bibliographies de l'auteur

Maira Marcela Ferreira Spörl, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). 

Natália Moura Leonardo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( CEETEPS)

Especialista em Gestão Escolar (ESALQ-USP). Atualmente é professora na Escola Técnica de Artes, CEETEPS.

Karen Luisa Freitas della Vittoria Duarte, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, CEETEPS. Atualmente é orientadora educacional na Escola Técnica Parque da Juventude, CEETEPS.  

Michel Mott Machado, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutor em Administração de Empresas (PPGA-Mackenzie), com pós-doutorado em Business and Society (York University). Professor no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, CEETEPS. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8254239906831363. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3444-8271. E-mail: michel.machado@cpspos.sp.gov.br.

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Publiée
2024-10-23
Rubrique
Artigos