ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM EFICÁCIA ESCOLAR
Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar produções científicas brasileiras em eficácia escolar, publicados em periódicos nacionais, entre os anos 2000 e 2023. Realizou-se um estudo bibliométrico a partir da busca de artigos acadêmicos, por meio das palavras-chave: “eficácia escolar” e “boas práticas escolares”. A amostra deste estudo foi composta, majoritariamente, de artigos teóricos e teórico-empíricos, que avaliam boas práticas escolares e experiências de alto desempenho em avaliações de larga escala, considerando contextos de alta vulnerabilidade social. A dinâmica da produção científica em eficácia escolar, no Brasil, sugere um alto nível de qualidade, e um crescente interesse sobre o assunto em questão. Considera-se que o artigo contribui para que pesquisadores interessados e/ou iniciantes nas investigações em eficácia escolar, conheçam certos aspectos da dinâmica e evolução da produção de conhecimento sobre o assunto em foco, de modo que possam tomar boas decisões em estudos futuros dentro do campo.
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