ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM EFICÁCIA ESCOLAR

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar produções científicas brasileiras em eficácia escolar, publicados em periódicos nacionais, entre os anos 2000 e 2023. Realizou-se um estudo bibliométrico a partir da busca de artigos acadêmicos, por meio das palavras-chave: “eficácia escolar” e “boas práticas escolares”. A amostra deste estudo foi composta, majoritariamente, de artigos teóricos e teórico-empíricos, que avaliam boas práticas escolares e experiências de alto desempenho em avaliações de larga escala, considerando contextos de alta vulnerabilidade social. A dinâmica da produção científica em eficácia escolar, no Brasil, sugere um alto nível de qualidade, e um crescente interesse sobre o assunto em questão. Considera-se que o artigo contribui para que pesquisadores interessados e/ou iniciantes nas investigações em eficácia escolar, conheçam certos aspectos da dinâmica e evolução da produção de conhecimento sobre o assunto em foco, de modo que possam tomar boas decisões em estudos futuros dentro do campo. 

Biografía del autor/a

Maira Marcela Ferreira Spörl, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). 

Natália Moura Leonardo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( CEETEPS)

Especialista em Gestão Escolar (ESALQ-USP). Atualmente é professora na Escola Técnica de Artes, CEETEPS.

Karen Luisa Freitas della Vittoria Duarte, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, CEETEPS. Atualmente é orientadora educacional na Escola Técnica Parque da Juventude, CEETEPS.  

Michel Mott Machado, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutor em Administração de Empresas (PPGA-Mackenzie), com pós-doutorado em Business and Society (York University). Professor no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, CEETEPS. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8254239906831363. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3444-8271. E-mail: michel.machado@cpspos.sp.gov.br.

Citas

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; FRANCO, Creso. (2008). A pesquisa em eficácia escolar no Brasil. In BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG.

ARAÚJO, Carlos A. A. (2002). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32.

BARROSO, João. (2005). Políticas educativas e organização escolar. Lisboa: Universidade Aberta.

BECSKEHÁZY, Ilona. (2018). Institucionalização do direito à educação de qualidade: o caso de Sobral, CE. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

BERNARDO, Elisangela da Silva; MAIA, Helenice. (2015). Gestores de escolas públicas e representações sociais de escolas eficazes: fatores contextuais de boas práticas. Portuguese Studies Review – PSR, v. 23, n. 1, p. 29-45.

BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Orgs.). (2008). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG.

CASTELLANI NETO, Fiovarante. (2023). Boas práticas escolares no contexto da pandemia Covid-19 no ensino médio integrado ao técnico: o caso de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) do estado de São Paulo. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.

COSTA, Laismayra da Silva. (2024). Boas práticas escolares no contexto da pandemia Covid-19: o curso técnico em enfermagem de uma instituição pública de ensino paulista em foco. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo.

COSTA, Laysmaira da Silva et al. (2023). Organização e gestão da escola e a influência na eficácia escolar. Anais do XVIII Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional – SIMPROFI, São Paulo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, São Paulo, SP, Brasil.

FARIA, Pollyanna Silva de Paulo; ALVES, Maria Teresa Gonzaga. (2020). Índice de desenvolvimento da educação básica e eficácia escolar: evidências de uma pesquisa comparativa. Regae-Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 9, n. 18, p. 1-20.

FIALHO, Isabel et al. (Orgs.). (2014). Políticas educativas, eficácia e melhoria das escolas. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Universidade de Évora (CIEP-UE).

FOLIGNO, Adriane Zangiacomo; SILVA, Fábio Lippi; MACHADO, Michel Mott. (2022). Extensão universitária: estudo bibliométrico da produção científica brasileira (2010-2020). Refas – Revista Fatec Zona Sul, v. 8, n. 3, p. 19-33.

GODOY, Arilda Schmidt. (2010). Estudo de caso qualitativo. In SILVA, Anielson Barbosa da; GODOI, Christiane Kleinübing; BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 2. ed. São Paulo: Saraiva.

GOOD, Thomas L.; WEINSTEIN, Rhona S. (1992). As escolas marcam a diferença: evidências, críticas e novas perspectivas. In NÓVOA, António (Coord.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

JANUÁRIO, André Alves. (2019). Pesquisa em eficácia escolar no Brasil: um estudo sobre a produção científica brasileira com foco nos fatores relacionados à eficácia escolar (2005-2017). Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.

LEONARDO, Natália Moura; MACHADO, Michel Mott; AZEVEDO, Marília Macorin. (2023). Boas práticas escolares em tempos de pandemia COVID-19: um olhar para uma escola técnica estadual na cidade de São Paulo. Dialogia, n. 46, p. 1-27.

MACIAS-CHAPULA, Cesar A. (1998). O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, 27, p. 134-140.

MARTINS, Edivaldo Cesar Camarotti. (2015). Construindo uma Escola Eficaz: Boas práticas escolares e fatores de alto desempenho em escolas de alta vulnerabilidade social. Dissertação (Mestrado em Educação), no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.

MARTINS, Edivaldo Cesar Camarotti; CALDERÓN, Adolfo Inacio. (2015). Boas práticas escolares e avaliação em larga escala: a literatura ibero-americana em questão. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 26, n. 62, p. 264-293.

MELLO, Guiomar Namo de. (1994). Escolas eficazes: um tema revisitado. Brasília: MEC/SEF.

MOTT, Michel et al. (2012). Sistematização da literatura internacional sobre expatriados: um estudo bibliométrico com destaque para metodologia empregada em anos recentes. Revista Gestão & Tecnologia – G&T, Pedro Leopoldo, v. 12, n. 2, p. 243-267.

NOGUEIRA FILHO, Olavo. (2022). Pontos fora da curva: por que algumas reformas educacionais no Brasil são mais efetivas do que outras e o que isso significa para o futuro da educação básica. Rio de Janeiro: FGV Editora.

NÓVOA, António. (1992). Para uma análise das instituições escolares. In NÓVOA, António (Coord.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

PRITCHARD, Alan. (1969). Statistical bibliography or bibliometrics. Journal of Documentation, v. 25, n. 4, p. 348-349.

REYNOLDS, David; TEDDLIE, Charles. (2008). Os processos da eficácia escolar. In BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG.

REYNOLDS, David et al. (2008). Conectando a eficácia e o melhoramento escolar. In BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG.

SAMMONS, Pam. (2008). As características-chave das escolas eficazes. In BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG.

SILVA, Fábio Lippi; FOLIGNO, Adriane Zangiacomo; MACHADO, Michel Mott. (2021). Responsabilidade social da educação superior: estudo bibliométrico da produção científica brasileira (2010-2019). Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 54, p. 307-321.

SOARES, Denilson Junio Marques; SOARES, Talita Emidio Andrade; SANTOS, Wagner dos. (2022). Contribuições da análise envoltória de dados em estudos sobre eficácia escolar. Estud. Aval. Educ., São Paulo, v. 33, p. 1-23.

SOARES, José Francisco (Coord.). (2002). Escola eficaz: um estudo de caso em três escolas da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, FAE, GAME: Fundação Ford.

TEODORO, Wanderon Luís; MARTINS, Edivaldo Cesar Camarotti; CALDERÓN, Adolfo Inacio. (2021). Eficácia escolar e boas práticas em regiões socialmente vulneráveis: um estudo de caso. Revista Eletrônica de Educação, v. 15, p. 1-20.

SILVA, Flaviane Ferreira; TIMÓTEO, Geraldo Márcio. (2014). A situação educacional em Campos Goytacazes, RJ, um estudo com base nas características chave para Eficácia Escolar. Inter Science Place, Revista Científica Internacional, v. 1, n. 29, p. 155-175.
Publicado
2024-10-23
Sección
Artigos