CORPOS EDUCADOS, EMOÇÕES SEQUESTRADAS: A OPERAÇÃO NEOLIBERAL NA ESCOLA BRASILEIRA
Résumé
As emoções são construídas socialmente, culturalmente e historicamente. Assim, este artigo objetiva analisar como elas têm sido mobilizadas/ensinadas na escola em tempos neoliberais. Teoricamente embasados nos conceitos de biopoder (Foucault, 1979), capitalismo emocional (Illouz;Alaluf,2020), corpos educados/corpos psicanalíticos (Butler, 2004), dividimos o texto em três partes: primeiro, com a definição de emoção e a possibilidade de ser um objeto capaz de ser mensurado e ensinado; depois, discutimos como o espaço escolar foi historicamente utilizado para regular os sujeitos, controlando seus corpos e suas emoções; a terceira parte apresenta uma reflexão sobre a BNCC como um mecanismo de controle (biopoder) no contexto escolar contemporâneo. Conclui-se que habilidades socioemocionais foram apropriadas pelo neoliberalismo e que estão sendo utilizadas para modular corpos dóceis e alinhados aos interesses do mercado de trabalho. Dessa forma, ao racionalizarmos essa estratégia de biopoder, podemos pensar meios de transformá-la em favor de um projeto crítico, humanista e emancipatório.
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