CORPOS EDUCADOS, EMOÇÕES SEQUESTRADAS: A OPERAÇÃO NEOLIBERAL NA ESCOLA BRASILEIRA
Abstract
As emoções são construídas socialmente, culturalmente e historicamente. Assim, este artigo objetiva analisar como elas têm sido mobilizadas/ensinadas na escola em tempos neoliberais. Teoricamente embasados nos conceitos de biopoder (Foucault, 1979), capitalismo emocional (Illouz;Alaluf,2020), corpos educados/corpos psicanalíticos (Butler, 2004), dividimos o texto em três partes: primeiro, com a definição de emoção e a possibilidade de ser um objeto capaz de ser mensurado e ensinado; depois, discutimos como o espaço escolar foi historicamente utilizado para regular os sujeitos, controlando seus corpos e suas emoções; a terceira parte apresenta uma reflexão sobre a BNCC como um mecanismo de controle (biopoder) no contexto escolar contemporâneo. Conclui-se que habilidades socioemocionais foram apropriadas pelo neoliberalismo e que estão sendo utilizadas para modular corpos dóceis e alinhados aos interesses do mercado de trabalho. Dessa forma, ao racionalizarmos essa estratégia de biopoder, podemos pensar meios de transformá-la em favor de um projeto crítico, humanista e emancipatório.
References
BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Instituiu a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 07 maio 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRAGHINI, Katya Mitsuko; MUNAKATA, Kazumi; OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de (Org). Diálogos sobre a História da Educação dos sentidos e das sensibilidades. Curitiba: EDUFPR, 2017.
BOZZ, A. Pensar e escrever a história das emoções hoje e ontem. Revista Eco-Pós, v. 25, n.2, 2022, p.398–406
COURTINE, J. Introdução. In: História das emoções: 3. Do final do século XIX até hoje. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.
CORBANEZI, Elton. Resenha- Sociedade do Cansaço. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 30, n. 3, 2018 p. 335-342.
D`ÁVILA, Jaqueline Boeno; LIMA, Michelle Fernandes. Agentes públicos e privados no processo de elaboração da base nacional comum curricular. Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 82, maio/ago. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/54649/1/2020_art_jbdavilamflima.pdf. Acesso em: 07 maio 2024.
DAMASIO, Antonio. En busca de Spinoza Neurobiología de la emoción y los sentimientos. Episteme, Caracas, v. 34, n.1, jun. 2014. Disponível em: https://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0798-43242014000100006. Acesso em: 07 maio 2024.
FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade. Curso no Collège de France, 1975-1976. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. 16 ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988
FOUCAULT, M. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. São Paulo: Paz & Terra, 2018.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. 23 ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal. 1979.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Competências Gerais da BNCC – capítulo 4, 2018. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/competencias-gerais-bncc/. Acesso em: 07 maio 2024.
ILLOUZ, E.; ALALUF, Y. O capitalismo emocional. In: História das emoções: 3. Do final do século XIX até hoje. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Giachini, Enio Paulo. 2.. Vozes, Petrópolis. 2017
MANFRÉ, A. H. O conceito de Competências Socioemocionais nas reformas educacionais brasileiras. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, v. 26, n. 57, p. 267-288, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1419. Acesso em: 07 maio 2024.
RAMOS, Márcia Elisa Teté. A tradução da BNCC de História (Ensino Médio) pela Revista Nova Escola sobre o protagonismo juvenil. In: XI Encontro Nacional Perspectiva do Ensino De História, 2020, online. Anais... Disponível em https://www.perspectivas2020.abeh.org.br/resources/anais/19/epeh2020/1606782733_ARQUIVO_3ad37ea1cff02d06b603b9168f70cd43.pdf. Acesso em: 07 maio 2024.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).