A APROPRIAÇÃO DO CORPO FEMININO EM INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES: NARRATIVAS DE INSUBMISSÃO EM CONCEIÇÃO EVARISTO
Résumé
Neste trabalho, estudaremos como se dá o processo de apropriação dos corpos femininos violentados em narrativas de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo. As personagens femininas atingidas pela violência física ou psicológica enfrentam o silêncio imposto para relatar suas próprias experiências.Nesse sentido, exploraremos o conceito de contemporâneo nas narrativas, a fim de estabelecer as relações diacrônicas com o tempo, os temas e os sujeitos da narrativa. Destacaremos a figura da narradora como recurso narrativo capaz de manter o diálogo entre os contos. Visualizando essas estratégias, defenderemos que as personagens femininas, ao passarem pela experiência de violência, se apropriam tanto de suas narrativas, enquanto fala, quanto de seus corpos, para continuarem suas vidas, subvertendo o cânone literário no que diz respeito à presença de personagens femininas e periféricas no centro de narrativas.
Références
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo e outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó - SC: Argos, 2009.
ALMEIDA, Sandra Regina Goulart. Mulheres tão diferentes que éramos: a escritura contemporânea e as narrativas cosmopolitas na aldeia global. In: DELCASTANGNÈ, Regina; LEAL, Virgínia Maria Vasconcelos(orgs) Deslocamentos de gênero na narrativa brasileira contemporânea. São Paulo: Horizonte, 2010
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai
Leskov. In: Walter Benjamin. Obras Escolhidas. Magia e Técnica,
arte e política. Vol. I. Trad: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRAIDOTTI, Rosi. A política da diferença ontológica. In: BRENNAN, Teresa. Para além do falo: uma críitica a Lacan do ponto de vista da mulher. Col. Gênero. Trad. Alice Xavier. Rio de Janeiro. Record: Rosa dos Ventos, 1997)
DUARTE, Eduardo Assis.Conceição Evaristo - entrevista. In: DUARTE, E. A. e FONSECA, M. N. (orgs.) Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: UFMG, 2011a, p. 103-116.
EVARISTO, Conceição. Gênero e etnia: uma escrevivência em dupla face.In: MOREIRA, Nadilza Martins de Barros; SCHNEIDER, Liane (orgs). Mulheres no Mundo – etnia, marginalidade e diáspora. João Pessoa: Idéia/Editora Universitária, 2005
EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (org.) Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza, 2007, p.16-21
EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. 2 ed. Rio de Janeiro: Malê, 2016.
EVARISTO, Conceição. Nos gritos D’Oxum quero entrelaçar minha escrevivência. In: DUARTE, Constância Lima (org); MAIA, Cláudia; ABREU, Laile Ribeiro de; BARROCA, Iara Cristina Silva; PERES, Maria de Fátima Moreira. Arquivos femininos: literatura, valores, sentidos. Florianópolis: Mulheres, 2014, 520p.
GINSBURG, Jaime. O narrador na literatura contemporânea brasileira. In: Tintas: quaderni di litterature iberichi e iberoamericane, vol 2. 2012. Disponibilidadel em:< https://riviste.unimi.it/index.php/tintas/article/viewFile/2790/2999>. Acesso em: 10 de out. 2018.
LIMA, Juliana Domingos de. Conceição Evaristo: minha escrita é contaminada pela condição de mulher negra. In: Nexo. Mai 2017 Disponibilidade em:
PRINS, Baukje; MEIJER, Irene Costera. Como os corpos se tornam matéria: entrevista com Judith Butler. In: Rev. Estud. Fem. vol.10 no.1 Florianópolis Jan. 2002.
Disponibilidade em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2002000100009>. Acesso em: 01 de out. 2018.
SANTIAGO, Silviano. O narrador pós-moderno. In: ______Nas malhas das letras: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
SCHIAC, Morag. O ‘simbólico’ deles existe, detém poder - nós, as semeadoras da desordem, o conhecemos bem demais In: BRENNAN, Teresa. Para além do falo: uma critica a Lacan do ponto de vista da mulher. . Col. Gênero. Trad Alice Xavier. Rio de Janeiro. Record: Rosa dos Ventos, 1997)
SCHOLLAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de JAneiro:Civilização brasileira, 2009.
STEVENS, Cristina M. T. O corpo da mãe na literatura: uma ausência presente. In: _____; SWAIN, Tânia Navarro. A construção dos corpo: perspectivas feministas. Florianópolis: Mulheres, 2008.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).