PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA INTEGRAR SABERES INDÍGENAS E CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Résumé

Este artigo aborda os desafios enfrentados na integração dos saberes tradicionais indígenas com os conhecimentos contemporâneos no ambiente escolar, com ênfase na preservação da língua materna, conforme estipulado pelas leis que regem a educação dos povos indígenas. O estudo foi conduzido por professores da Universidade Federal do Tocantins em colaboração com a Escola Estadual Indígena Wakõmẽkwa, localizada na comunidade Riozinho Kakumhu, habitada pelos povos Xerente. Neste trabalho, a integração é refletida por meio da elaboração de material didático bilíngue, desenvolvido a partir da realização de revisões bibliográficas, legislativas e documentais e de uma pesquisa-ação que envolveu professores, diretor e secretário da escola indígena. Os resultados identificaram a necessidade de revitalização da tradição cultural na comunidade estudada, destacando a importância de ações fundamentadas no princípio da interculturalidade. Essas ações visam valorizar os saberes tradicionais e fortalecer a identidade indígena na escola.

Bibliographies de l'auteur

Raquel Castilho Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UNB) e graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). É Professora efetiva na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Karylleila dos Santos Andrade, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

[1] Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). É professora titular associada da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Adriana dos Reis Martins, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de mesquita (Unesp), mestra em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publiée
2024-11-25