DIVERSIDADE CULTURAL: O SEGREDO PARA UMA EDUCAÇÃO ENRIQUECEDORA

Résumé

O principal propósito deste estudo é mergulhar no rico universo das diversas culturas, estimulando os estudantes a se colocarem no lugar do outro e compreenderem os desafios e experiências de vida que diferem das suas próprias. Essa abordagem permite o desenvolvimento de uma maior compreensão e apreciação pelas diferenças, além de capacitar os estudantes para se relacionarem de forma mais profunda e significativa com os demais. A diversidade também desempenha um papel crucial na promoção da consciência global. Em um mundo cada vez mais interconectado, é essencial que os estudantes possuam um entendimento aprofundado dessa temática, para se tornarem cidadãos globais eficazes. A metodologia adotada será a pesquisa bibliográfica, uma técnica amplamente utilizada em diversos campos de estudo, seja na academia, nas ciências sociais, na área da saúde ou até mesmo no mundo dos negócios. Trata-se de um processo que consiste em buscar e analisar informações e conhecimentos já existentes em materiais impressos ou digitais, como livros, artigos científicos, teses, dissertações, entre outros. Em conclusão, a promoção do conhecimento sobre nossa diversidade cultural e pluralidade étnica através do ensino em todos os níveis, assim como a divulgação de nosso rico patrimônio histórico, é de extrema importância. Somente assim estaremos contribuindo para a construção de uma escola plural e cidadã, formando cidadãos brasileiros conscientes de seu papel como sujeitos históricos e agentes de transformação social.

Bibliographies de l'auteur

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Doutor em Ciencias de la Educación pela Universidad del Sol, UNADES. Instituto Federal da Paraíba, UFPB.

Taynnã Valentim Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em História, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Governo do Estado da Paraíba. 

Renan Antônio da Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFScar)

Doutor em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Références

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Publiée
2025-02-18