DIVERSIDADE CULTURAL: O SEGREDO PARA UMA EDUCAÇÃO ENRIQUECEDORA
Abstract
O principal propósito deste estudo é mergulhar no rico universo das diversas culturas, estimulando os estudantes a se colocarem no lugar do outro e compreenderem os desafios e experiências de vida que diferem das suas próprias. Essa abordagem permite o desenvolvimento de uma maior compreensão e apreciação pelas diferenças, além de capacitar os estudantes para se relacionarem de forma mais profunda e significativa com os demais. A diversidade também desempenha um papel crucial na promoção da consciência global. Em um mundo cada vez mais interconectado, é essencial que os estudantes possuam um entendimento aprofundado dessa temática, para se tornarem cidadãos globais eficazes. A metodologia adotada será a pesquisa bibliográfica, uma técnica amplamente utilizada em diversos campos de estudo, seja na academia, nas ciências sociais, na área da saúde ou até mesmo no mundo dos negócios. Trata-se de um processo que consiste em buscar e analisar informações e conhecimentos já existentes em materiais impressos ou digitais, como livros, artigos científicos, teses, dissertações, entre outros. Em conclusão, a promoção do conhecimento sobre nossa diversidade cultural e pluralidade étnica através do ensino em todos os níveis, assim como a divulgação de nosso rico patrimônio histórico, é de extrema importância. Somente assim estaremos contribuindo para a construção de uma escola plural e cidadã, formando cidadãos brasileiros conscientes de seu papel como sujeitos históricos e agentes de transformação social.
References
DE VARGAS, Sonia. Migração, diversidade cultural e educação de jovens e adultos no Brasil. Educação & Realidade, v. 28, n. 1, 2003.
FONSECA, Dagoberto José. Diversidade Cultural e educação. Formação de Educadores: desafios e perspectivas, v. 1, p. 387-402, 2003.
GADOTTI, Moacir. Diversidade cultural e educação para todos. 1992.
GOMES, Nilma Lino. Educação e diversidade étnico-cultural. DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO, v. 67, 2003.
GUERRA, A. de L. e R. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E ACADÊMICA. Revista OWL (OWL Journal), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 149–159, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8240361. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/48. Acesso em: 28 ago. 2023.
MARÍN, José. Globalização, educação e diversidade cultural. Tellus, n. 11, p. 35-60, 2014.
PABIS, Nelsi Antonia. Educação e diversidade cultural. 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).