CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DO ESPORTE PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
Résumé
O presente trabalho se trata de um ensaio teórico oriundo do processo formativo ocorrido numa trajetória de formação para a pesquisa. Seu objetivo foi discutir as principais contribuições teóricas/epistemológicas que a Sociologia do Esporte apresenta para a área da Educação Física. A reflexão aqui realizada buscou compreender a importância e relevância das contribuições realizadas pela Sociologia do Esporte para a área da Educação Física, em especial as seguintes temáticas: a gênese do Esporte, a questão do profissionalismo e amadorismo, a violência presente nos esportes e as características do Esporte ligadas à modernidade. Sendo assim, pontuamos que: 1) O berço do Esporte foi a Inglaterra, em especial, as public schools; 2) A questão do amadorismo e profissionalismo teve seu conflito de fundo baseado na representação do capital x proletariado; 3) A progressiva organização sistemática das práticas foi essencial para que o Esporte pudesse ser praticado nas demais publics schools da Inglaterra; 4) A secularização e racionalização são irrefutavelmente as características centrais do Esporte.
Références
BRACHT, Valter. Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução. 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2005.
BETTI, Mauro. Violência em Campo: dinheiro, mídia e transgressão às regras do futebol espetáculo. 2 ed. Ijuí: Unijuí, 1997.
BOURDIEU, Pierre. Programas para uma sociologia do esporte. In: BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Como é possível ser esportivo? In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
CARDOSO, Julio Cesar da Silva; FURTADO, Renan Santos. Do modelo clássico de esportivização ao caso do MMA: implicações para a Educação Física escolar. Cadernos do Aplicação, v. 36, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/131302. Acesso em 07 de março de 2024.
DUNNING, Eric. “Figurando” o esporte moderno: algumas reflexões sobre esporte, violência e civilização com referência especial ao futebol. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 42, n. 1, jan/jun, 2011, p. 11-26. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/443. Acesso em 07 de março de 2024.
ELIAS, Norbert. A gênese do desporto: um problema sociológico. In: ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A Busca da Excitação. Lisboa: Difel, 1992b.
ELIAS, Norbert. Introdução. In: ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A Busca da Excitação. Lisboa: Difel, 1992a.
DUNNING, Eric. A dinâmica do desporto moderno: notas sobre a luta pelos resultados e o significado social do desporto. In: ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A Busca da Excitação. Lisboa: Difel, 1992a.
DUNNING, Eric. As ligações sociais e a violência no desporto. In: ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A Busca da Excitação. Lisboa, Difel, 1992b.
FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. A condição esportiva. Educação, 44, e81/ (2019) 1–23. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/36264. Acesso em 07 de março de 2024.
HELAL, Ronaldo. O que é sociologia do esporte. São Paulo: Editora brasiliense, 1990.
SEVERINO, Antonio Joaquin. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2016.
STIGGER, Marco Paulo. Educação Física, Esporte e Diversidade. 2 ed. Campinas: Coleção Educação Física e Esportes, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).