CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DO ESPORTE PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

Resumen

O presente trabalho se trata de um ensaio teórico oriundo do processo formativo ocorrido numa trajetória de formação para a pesquisa. Seu objetivo foi discutir as principais contribuições teóricas/epistemológicas que a Sociologia do Esporte apresenta para a área da Educação Física. A reflexão aqui realizada buscou compreender a importância e relevância das contribuições realizadas pela Sociologia do Esporte para a área da Educação Física, em especial as seguintes temáticas: a gênese do Esporte, a questão do profissionalismo e amadorismo, a violência presente nos esportes e as características do Esporte ligadas à modernidade. Sendo assim, pontuamos que: 1) O berço do Esporte foi a Inglaterra, em especial, as public schools; 2) A questão do amadorismo e profissionalismo teve seu conflito de fundo baseado na representação do capital x proletariado; 3) A progressiva organização sistemática das práticas foi essencial para que o Esporte pudesse ser praticado nas demais publics schools da Inglaterra; 4) A secularização e racionalização são irrefutavelmente as características centrais do Esporte.

Biografía del autor/a

Julio Cesar da Silva Cardoso, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Estudante de graduação do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC-UFPA). Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CÂE-UFPA). Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Educação Física (UFPA), Mestre e Doutor em Educação (UFPA). Atualmente é professor da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA).

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Educação Física (UFPA), Mestre e Doutor em Educação Física (Universidade Gama Filho), Pós-doutor em Memória Social (UNIRIO). Atualmente é professor do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA.

Citas

BARTHOLO JR. Roberto dos Santos. Os labirintos do silêncio: cosmovisão e tecnologia na modernidade. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1986.

BRACHT, Valter. Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução. 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2005.

BETTI, Mauro. Violência em Campo: dinheiro, mídia e transgressão às regras do futebol espetáculo. 2 ed. Ijuí: Unijuí, 1997.

BOURDIEU, Pierre. Programas para uma sociologia do esporte. In: BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Como é possível ser esportivo? In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

CARDOSO, Julio Cesar da Silva; FURTADO, Renan Santos. Do modelo clássico de esportivização ao caso do MMA: implicações para a Educação Física escolar. Cadernos do Aplicação, v. 36, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/131302. Acesso em 07 de março de 2024.

DUNNING, Eric. “Figurando” o esporte moderno: algumas reflexões sobre esporte, violência e civilização com referência especial ao futebol. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 42, n. 1, jan/jun, 2011, p. 11-26. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/443. Acesso em 07 de março de 2024.

ELIAS, Norbert. A gênese do desporto: um problema sociológico. In: ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A Busca da Excitação. Lisboa: Difel, 1992b.

ELIAS, Norbert. Introdução. In: ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A Busca da Excitação. Lisboa: Difel, 1992a.

DUNNING, Eric. A dinâmica do desporto moderno: notas sobre a luta pelos resultados e o significado social do desporto. In: ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A Busca da Excitação. Lisboa: Difel, 1992a.

DUNNING, Eric. As ligações sociais e a violência no desporto. In: ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A Busca da Excitação. Lisboa, Difel, 1992b.

FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. A condição esportiva. Educação, 44, e81/ (2019) 1–23. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/36264. Acesso em 07 de março de 2024.

HELAL, Ronaldo. O que é sociologia do esporte. São Paulo: Editora brasiliense, 1990.

SEVERINO, Antonio Joaquin. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2016.

STIGGER, Marco Paulo. Educação Física, Esporte e Diversidade. 2 ed. Campinas: Coleção Educação Física e Esportes, 2011.
Publicado
2024-11-25