CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DO ESPORTE PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

Abstract

O presente trabalho se trata de um ensaio teórico oriundo do processo formativo ocorrido numa trajetória de formação para a pesquisa. Seu objetivo foi discutir as principais contribuições teóricas/epistemológicas que a Sociologia do Esporte apresenta para a área da Educação Física. A reflexão aqui realizada buscou compreender a importância e relevância das contribuições realizadas pela Sociologia do Esporte para a área da Educação Física, em especial as seguintes temáticas: a gênese do Esporte, a questão do profissionalismo e amadorismo, a violência presente nos esportes e as características do Esporte ligadas à modernidade. Sendo assim, pontuamos que: 1) O berço do Esporte foi a Inglaterra, em especial, as public schools; 2) A questão do amadorismo e profissionalismo teve seu conflito de fundo baseado na representação do capital x proletariado; 3) A progressiva organização sistemática das práticas foi essencial para que o Esporte pudesse ser praticado nas demais publics schools da Inglaterra; 4) A secularização e racionalização são irrefutavelmente as características centrais do Esporte.

Author Biographies

Julio Cesar da Silva Cardoso, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Estudante de graduação do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC-UFPA). Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CÂE-UFPA). Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Educação Física (UFPA), Mestre e Doutor em Educação (UFPA). Atualmente é professor da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA).

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Educação Física (UFPA), Mestre e Doutor em Educação Física (Universidade Gama Filho), Pós-doutor em Memória Social (UNIRIO). Atualmente é professor do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA.

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Published
2024-11-25