A TEORIA DA EMPRESARIZAÇÃO COMO APORTE À COMPREENSÃO DA REALIDADE EDUCACIONAL

Résumé

O presente estudo busca evidenciar no campo da Educação a Teoria da Empresarização, a fim de reconhecer esta perspectiva como um relevante aporte teórico que contribui para a compreensão e o debate em torno da atual realidade educacional. Justificado pela inserção em um contexto social no qual as práticas escolares, sobretudo as referentes ao trabalho docente, têm sido fortemente influenciadas pela ideia de empresa nas organizações, este artigo propõe-se a analisar o processo de empresarização como um fenômeno social que tem na produção de necessidades uma imposição econômica a qual tem redefinido, inclusive, as práticas na Educação. Para tanto, está metodologicamente construído a partir da inserção docente no nível fundamental da rede pública de ensino, associada a referências bibliográficas sobre a Teoria da Empresarização, as quais permitem elaborar uma possibilidade de interpretação dessa realidade. 

Bibliographies de l'auteur

Débora da Silva Olivo, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutoranda no Programa de Pó-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Peltoas (PPGS/UFPel), Mestra em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente é Professora na Rede Pública de Ensino. 

Larissa Ferreira Tavares, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas e Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é Professora Adjunta no Centro de Ciências Socio-Organizacionais (CCSO) na Universidade Federal de Pelotas (CCSO/UFPel).

Marcio Silva Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Rio Grande. Atualmente é Professor Associado no Centro de Ciências Socio-Organizacionais (CCSO) na Universidade Federal de Pelotas (CCSO/UFPel).

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Publiée
2024-12-09