LIVROS BIOGRÁFICOS SOBRE MULHERES NA HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento bibliográfico de livros de caráter biográfico, que propuseram apresentar biografias históricas de mulheres, em especial escritoras e educadoras, partícipes da História da Educação brasileira. O fazer biográfico é explanado como ação investigativa enriquecedora para a historiografia educacional, considerandDo as relações estabelecidas em diferentes tempos e espaços, onde a biografia de homens ilustres, sem máculas e ditos como exemplos a serem seguidos, impunha-se como lição central da História da Educação. Observa-se a presença contínua de nomes e vidas de mulheres, como objeto de estudo, nas literaturas e em outras escritas, revelando o uso da biografia histórica como prática historiográfica diversificada e plural no entendimento de diferentes recortes.

Bibliographies de l'auteur

Ana Raquel Costa Dias, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), no Departamento de Teoria e Fundamentos na área de História da Educação. Doutora e Mestra em Educação (Estado, Políticas e História da Educação) pela Universidade Federal de Goiás. Graduação em Pedagogia (FE-UFG). Especialista em História Cultural: imaginário, identidades e narrativas (PPGH-UFG). Coordenadora do GT de História da Educação da ANPUH-GO.

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP). Mestra em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP).  Professora Associada IV da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH / UNIFESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIFESP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Cultura, História (GEPICH).

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Publiée
2024-11-12