LIVROS BIOGRÁFICOS SOBRE MULHERES NA HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento bibliográfico de livros de caráter biográfico, que propuseram apresentar biografias históricas de mulheres, em especial escritoras e educadoras, partícipes da História da Educação brasileira. O fazer biográfico é explanado como ação investigativa enriquecedora para a historiografia educacional, considerandDo as relações estabelecidas em diferentes tempos e espaços, onde a biografia de homens ilustres, sem máculas e ditos como exemplos a serem seguidos, impunha-se como lição central da História da Educação. Observa-se a presença contínua de nomes e vidas de mulheres, como objeto de estudo, nas literaturas e em outras escritas, revelando o uso da biografia histórica como prática historiográfica diversificada e plural no entendimento de diferentes recortes.
Citas
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (org.) Educadores sul-rio-grandenses: muita vida nas histórias de vida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Destacados educadores brasileiros: suas histórias, nossa história. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016.
ARRAES, Jarid. Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis. Editora Seguinte: 2020.
BARRERO JUNIOR, Roger Camacho. Entre lágrimas, sorrisos e muita luta: a inserção das mulheres nos espaços políticos do Brasil por meio das trajetórias de três militantes de esquerda – Lélia Abramo (1911 –2004), Luíza Erundina de Sousa (1934 –) e Irma Passoni (1943 –). Tese (Doutorado em História). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História. 2021.
BRITTO, Célia Coutinho Seixo de. A Mulher, A História E Goiás. Departamento Estadual de Cultura: Livraria e Editora Cultura Goiana, 1974.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
CARARO, Duda Porto de; CARARO, Aryane. Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil. São Paulo: Seguinte, 2017
CARINO, Jonaedson. A biografia e sua instrumentalidade educativa. Educação & Sociedade, ano XX, nº 67, agosto, 1999.
CARINO, Jonaedson. A biografia como fonte para a História da Educação: subsídios para um debate necessário. Educação & Filosofia, v. 14, n˚ 27/28, 2000.
CELSO, Afonso. Porque me ufano do meu país. Laemmert & C. Livreiros, 1908.
CHARF, Clara (coord.). Brasileiras guerreiras da paz: projeto 1000 mulheres. São Paulo: Contexto, 2006.
CHÂTEAU, Jean. Os grandes pedagogistas. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 1978.
COELHO, Nelly Novaes. Dicionário Crítico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira. (1882-1982). São Paulo: Quíron, 1983.
COELHO, Nelly Novaes. Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras (1711-2001). Editora Escrituras, 2002.
COLETIVO NARRATIVAS NEGRAS. Narrativas Negras: Biografias ilustradas de mulheres pretas brasileiras. Editora Voo, 2021.
CORALINA, Cora. Mulher da vida. In: CORA, Coralina. Poemas dos Becos de Goiás e Estórias mais. São Paulo: Global, 1975.
CRUZ, César Augusto Mendes. Entre Santas e Embusteiras: Magdalena De La Cruz (1500-1546). Dissertação (Mestrado em História). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campina, 2019.
DEL PRIORE, Mary (org.). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
DIAS, Ana Raquel Costa. Biografias de Mulheres na História da Educação: Benedicta Stahl Sodré, Branca Alves de Lima e Iracema Furtado Soares de Meireles (Século XX). 2023. 391 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023.
DUARTE, Constância Lima. Dicionário biobibliográfico de escritores mineiros. São Paulo: Editora Autêntica, 2018.
DUARTE, Constância Lima (org.). Memorial do Memoricídio: escritoras brasileiras pela história. Belo Horizonte: Editora Luas, 2022.
EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de Janeiro: Editora Malê, 2016.
EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro, Editora Malê, 2017.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque & BRITTO, Jader de Medeiros (org.). Dicionário de Educadores no Brasil: Da Colônia aos dias atuais. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.
FERNANDEZ, Graciela Nieves Pellegrino. Teresinha Fróes Burnham, sujeito encarnado: subjetividades corpóreas em sua vida e obra. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento). Programa de Pós-graduação Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento, 2021.
FISCHER, Beatriz Daudt. A professora primária nos impressos pedagógicos (de 1950 a 1970). In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara. Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Vol. III – Século XX. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
FLORES, Hilda Agnes Hubner. Dicionário de Mulheres. Editora Mulheres, 2011.
KAMBEBA, Márcia Wayna. A poeta indígena que luta pelos direitos da mulher nas aldeias. [Entrevista concedida a] Heloisa Aun. Catraca Livre, 2019.
KAUR, Rupi. O que o Sol faz com as flores. Tradução Ana Guadalupe. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.
LE GOFF, Jacques. São Luís. Biografia. Tradução: Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Editora Record, 1999.
LE GOFF, Jacques (coord.). Hombres y mujeres de la Edad Media. Trad. Isabel Almada, Odile Guilpain. México: FCE, 2013.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary; PINSKY, Carla Bassanezi. História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.
LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1978.
MARROU, Henri-irénée. História da educação na antiguidade. São Paulo: Herder, 1969.
MARTINS, Terezinha Nunes. Súmulas biográficas de cidadãos prestantes. São Paulo, 1971.
MAYER, Frederick. História do pensamento educacional. Rio de Janeiro, RJ: Zahar Editores, 1976.
MENDONÇA, Kelly Yara de Souza. Expressões decoloniais na performance de poesia de mulheres. In: XVII Encontro Regional de História da ANPUH-PR. Anais [...], Maringá, p. 01-13, 2020.
MENEZES, Lis Angelis Padilha. Educadores Paulistas: Histórias de Vida e Ações no âmbito educacional. São Paulo: Editores Associados, 2022.
MONTEIRO, Maria Iolanda. Histórias de Vida de Alfabetizadoras Bem Sucedidas: Saberes e Práticas. Curitiba: Appris, 2019.
MONTEIRO, Ofélia Sócrates do Nascimento. Goiaz coração do Brasil. Senado Federal Centro Gráfico, 1934.
MUZART, Zahidé. Escritoras brasileiras do século XIX: antologia. São Paulo: Editora Mulheres, 2009
NÓVOA, António. Dicionário de Educadores Portugueses. Edições Asa, 2003.
NUNES, Guilherme Machado. Mulheres Comunistas no Brasil: Elisa Kauffmann Abramovich, Julieta Battistioli e Júlia Santiago da Conceição (1935-1965). Tese (Doutorado em História). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2021.
OLIVEIRA, Américo Lopes de; VIANA, Mario Gonçalves. Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis. Lello & Irmão, 1967
PERROT, Michelle. Escrever uma História das Mulheres: relato de uma experiência. Cadernos Pagu, nº 04, 1995.
REGO, Teresa Cristina (org.). Educadores brasileiros: ideias e ações de nomes que marcaram a educação nacional. Curitiba: CRV, 2018.
ROMÉRO, Sylvio. A História do Brasil ensinada pela biografia de seus heroes. Rio de Janeiro: Livraria Clássica de Alves & Comp., 1890.
SANTOS, Adriana Vilar dos. Educação, docência e memórias da professora Maria Bronzeado Machado (1940-1986). Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, 2019.
SANTOS, Heloisa Helena Meirelles dos. (org.). Biografias de Mulheres pelos Fiapos de História. Curitiba: CRV, 2022.
SCHUMAHER, Schuma; BRAZIL, Érico Vital (orgs.). Dicionário Mulheres do Brasil: De 1500 até a atualidade. Biográfico e ilustrado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
SCHUMAHER, Schuma; BRAZIL, Érico Vital. Abrealas: O Feminismo na virada do século XIX/XX. Rio de Janeiro: REDEH, 2001.
SCHUMAHER, Schuma; BRAZIL, Érico Vital. Um Rio de Mulheres – A Participação das Mulheres Fluminenses na História do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: REDEH, 2003.
SCHUMAHER, Schuma. Gogó de Emas: a participação das mulheres na história do Estado do Alagoas. Rio de Janeiro : REDEH, 2004
SCHUMAHER, Schuma; BRAZIL, Érico Vital. Mulheres Negras do Brasil. Rio de Janeiro: SENAC Editoras, 2007.
SCHUMAHER, Schuma; CEVA, Antonia. Mulheres no Poder: trajetórias na política a partir da luta de sufragistas do Brasil. Rio da Janeiro: Edições de Janeiro, 2015.
SILVA, Cristina Maria; SILVA, Junia Paula Saraiva. (Bio)grafando mulheres: as singularidades de histórias de mulheres no campo das ciências e das artes. Revista Espaço Acadêmico, 2022.
SILVA, Enaura Quixabeira Rosa; BOMFIM, Edilma Acioli. Dicionário Mulheres de Alagoas ontem e hoje. Maceió: EDUFAL, 2007.
SILVA, Wilton Carlos Lima da; QUINTA, Hugo. Dossiê: O espaço (auto)biográfico: indivíduo, memória e sociedade. Revista NUPEM, v. 14, n. 32, p. 6-9, maio/ago. 2022.
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo: 1890-1910. São Paulo: UNESP, 1998.
TEIXEIRA, Ana Paula Tavares. Uma cosmopolita nos trópicos: a trajetória de Yvonne Jean no jornalismo carioca (1940-1950). Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais, Fundação Getúlio Vargas, 2018.
URBAN, Adriana Oliveira. Nellie Ernestine Horne: vida professoral de uma educadora canadense na Paraíba (1934-1968). Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, 2020.
VALDEZ, Diane. (org.). Dicionário de Educadores e Educadoras em Goiás: Séculos XVIII-XXI. Goiânia: Editora Imprensa Universitária, 2017.
VALDEZ, Diane; ALVES, Miriam Fábia. Espaços de Educar: Biografias Femininas e Ensino de História da Educação. Revista Brasileira de História da Educação, v. 19, 2019.
VALDEZ, Diane; PANIZZOLO, Claudia; DIAS, Ana Raquel Costa; ROCHA, Juliano Guerra. Dicionário de autoras(es) de cartilhas e livros de leitura no Brasil [Século XIX]. Goiânia: CEGRAF UFG, 2023.
VIDAL, Mauren Pavão Przybylski Da Hora. Os slams de poesia de mulheres: vozes femininas decoloniais. Asas da Palavra, v. 18, n˚02, jul/dez, 2021.
VILLELA, Heloisa. O Mestre-Escola e a Professora. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FILHO, Luciano Mendes Faria; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Práticas de gestão e feminização do magistério. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 35, nº 136, dez. 2005.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).