LIVROS BIOGRÁFICOS SOBRE MULHERES NA HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento bibliográfico de livros de caráter biográfico, que propuseram apresentar biografias históricas de mulheres, em especial escritoras e educadoras, partícipes da História da Educação brasileira. O fazer biográfico é explanado como ação investigativa enriquecedora para a historiografia educacional, considerandDo as relações estabelecidas em diferentes tempos e espaços, onde a biografia de homens ilustres, sem máculas e ditos como exemplos a serem seguidos, impunha-se como lição central da História da Educação. Observa-se a presença contínua de nomes e vidas de mulheres, como objeto de estudo, nas literaturas e em outras escritas, revelando o uso da biografia histórica como prática historiográfica diversificada e plural no entendimento de diferentes recortes.

Biografía del autor/a

Ana Raquel Costa Dias, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), no Departamento de Teoria e Fundamentos na área de História da Educação. Doutora e Mestra em Educação (Estado, Políticas e História da Educação) pela Universidade Federal de Goiás. Graduação em Pedagogia (FE-UFG). Especialista em História Cultural: imaginário, identidades e narrativas (PPGH-UFG). Coordenadora do GT de História da Educação da ANPUH-GO.

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP). Mestra em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP).  Professora Associada IV da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH / UNIFESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIFESP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Cultura, História (GEPICH).

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Publicado
2024-11-12