DO LEGADO ANISIANO: AS AVALIAÇÕES DE SISTEMAS DE ENSINO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Résumé
Considerando a relevância de Anísio Spínola Teixeira (1900-1971) para a educação nacional, assim como sua produção intelectual, o texto objetiva apresentar e discutir argumentos em torno das avaliações de sistemas de ensino na história da educação brasileira, abordando-as como legados anisianos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com metodologia dialética e procedimento analítico reconstrutivo, utilizando a pesquisa bibliográfica. Como eixo de análise, observou a leitura crítica de textos históricos, a partir de três categorias: a) o papel do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP nas avaliações de sistemas de ensino; b) objetivos das avaliações de sistema, e; c) a função social da avaliação de sistemas. Conclui que as concepções de Anísio Teixeira indicavam a produção de inquéritos e diagnósticos para embasar o planejamento educacional, o que permite identificar a gênese dos argumentos que respaldariam, posteriormente, a instituição de avaliações de sistemas de ensino como políticas educacionais.
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