O CONTEXTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS E SUAS INTERFACES COM A FORMAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE
Résumé
Neste texto apresentamos o cenário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no período entre 2014 e 2017, procurando discutir a formação inicial e interdisciplinaridade. O Projeto foi importante para os bolsistas pela aproximação com as redes de Educação Básica. Este Programa contemplou 487 bolsistas, 92 supervisores e 34 coordenadores, divididos em 16 subprojetos interdisciplinares. Foi utilizada a Técnica Delphi que baseia-se na seleção de um grupo de informantes socializados com o tema, ao qual se aplica um questionário, montado de forma a colher informações preliminares que serão analisadas, definindo o primeiro round. A partir dos questionários respondidos gera-se um segundo questionário, constituindo assim o segundo round. Os rounds se repetem até que o consenso seja alcançado. Percebeu-se que os bolsistas passaram por uma experiência inovadora, exercendo suas atividades pedagógicas na educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática.
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