O CONTEXTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS E SUAS INTERFACES COM A FORMAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE

  • Cristina Rotta Assis Universidade Federal de Pelotas
  • Mariângela da Rosa Afonso Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Neste texto apresentamos o cenário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no período entre 2014 e 2017, procurando discutir a formação inicial e interdisciplinaridade. O Projeto foi importante para os bolsistas pela aproximação com as redes de Educação Básica. Este Programa contemplou 487 bolsistas, 92 supervisores e 34 coordenadores, divididos em 16 subprojetos interdisciplinares. Foi utilizada a Técnica Delphi que baseia-se na seleção de um grupo de informantes socializados com o tema, ao qual se aplica um questionário, montado de forma a colher informações preliminares que serão analisadas, definindo o primeiro round. A partir dos questionários respondidos gera-se um segundo questionário, constituindo assim o segundo round. Os rounds se repetem até que o consenso seja alcançado. Percebeu-se que os bolsistas passaram por uma experiência inovadora, exercendo suas atividades pedagógicas na educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática.

Biografia do Autor

Cristina Rotta Assis, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal de Pelotas (1999). Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Pelotas (2001). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Atualmente trabalha na Universidade Federal de Pelotas, como Técnica em Assuntos Educacionais, ocupando a função de Chefe do Núcleo de Apoio a Projetos, na Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas

Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior/mudanças/perspectivas, educação física, formação de professores, atividade física e escola. Possui  doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Trabalhou de 2014 à 2017 coordenadora de área no PIBID, atualmente é Tutora do PET (Programa Educação Tutorial) da ESEF/UFPel.

Publicado
2018-11-23