O CONTEXTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS E SUAS INTERFACES COM A FORMAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE
Abstract
Neste texto apresentamos o cenário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no período entre 2014 e 2017, procurando discutir a formação inicial e interdisciplinaridade. O Projeto foi importante para os bolsistas pela aproximação com as redes de Educação Básica. Este Programa contemplou 487 bolsistas, 92 supervisores e 34 coordenadores, divididos em 16 subprojetos interdisciplinares. Foi utilizada a Técnica Delphi que baseia-se na seleção de um grupo de informantes socializados com o tema, ao qual se aplica um questionário, montado de forma a colher informações preliminares que serão analisadas, definindo o primeiro round. A partir dos questionários respondidos gera-se um segundo questionário, constituindo assim o segundo round. Os rounds se repetem até que o consenso seja alcançado. Percebeu-se que os bolsistas passaram por uma experiência inovadora, exercendo suas atividades pedagógicas na educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).