INOVAÇÃO, CONHECIMENTO E VIVÊNCIAS EM LÍNGUA PORTUGUESA: FORMAÇÃO INICIAL E SALA DE AULA
Résumé
A partir da necessidade de repensar as práticas docentes, esta pesquisa faz parte de um projeto que mapeou competências de professoras(es) de Linguagens na rede estadual de ensino de Mato Grosso. O corpus foi composto por discursos de cem professoras(es) de Língua Portuguesa sobre sua formação docente. O trabalho amparou-se na perspectiva metodológica qualitativa com característica interpretativista. Dentre os aspectos abordados, destaca-se a necessidade de maiores aprofundamentos sobre os fundamentos de conceitos relevantes e presentes na atuação docente, tal como o de inovação, para que equívocos e inconsistências acerca de suas definições sejam superados. Emerge, por fim, o entendimento de que a formação em serviço é uma estratégia que não pode ser escamoteada nas políticas educacionais e que esta precisa aparecer a partir das necessidades das(os) docentes e não com o objetivo de melhorar nota nas provas externas como a Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso vem priorizando.
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