INOVAÇÃO, CONHECIMENTO E VIVÊNCIAS EM LÍNGUA PORTUGUESA: FORMAÇÃO INICIAL E SALA DE AULA

Abstract

A partir da necessidade de repensar as práticas docentes, esta pesquisa faz parte de um projeto que mapeou competências de professoras(es) de Linguagens na rede estadual de ensino de Mato Grosso. O corpus foi composto por discursos de cem professoras(es) de Língua Portuguesa sobre sua formação docente. O trabalho amparou-se na perspectiva metodológica qualitativa com característica interpretativista. Dentre os aspectos abordados, destaca-se a necessidade de maiores aprofundamentos sobre os fundamentos de conceitos relevantes e presentes na atuação docente, tal como o de inovação, para que equívocos e inconsistências acerca de suas definições sejam superados. Emerge, por fim, o entendimento de que a formação em serviço é uma estratégia que não pode ser escamoteada nas políticas educacionais e que esta precisa aparecer a partir das necessidades das(os) docentes e não com o objetivo de melhorar nota nas provas externas como a Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso vem priorizando.

Author Biographies

Célia Márcia Gonçalves Nunes Lôbo, Faculdades Cathedral de Ensino Superior de Barra do Garças (UNICATHEDRAL)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG); mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente no Centro Universitário UniCathedral.

Geovana Portela de Moura, Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC)

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), especialista em Língua Portuguesa e graduada em Língua Portuguesa e Inglesa pela União das Escolas Superiores de Rondonópolis. Docente da Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT).

Marcela Dias Pinto Perez, Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC)

Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), graduada em Letras Português / Francês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente efetiva da área de língua portuguesa na rede estadual de ensino de Mato Grosso. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3513394173415229. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3223-8788. E-mail: marceladiaspintoperez@gmail.com

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Published
2024-08-12