“POR PRAZER E POR LAZER, MEU FAKE ME PROTEGE!” DISCUSSÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NO APP GRINDR

Résumé

O texto disserta sobre produções de subjetividades, a partir dos usos do aplicativo Grindr, no qual os perfis fakes assumem diferentes modos de utilização. Enquanto metodologia foi elaborado um perfil, demarcada a distância referente à localização geográfica do município e, por fim, identificado sujeitos que não apresentavam fotos de rosto em seu perfil. O número foi de 32 usuários, aos quais foi enviada uma questão: O que te leva a produzir um perfil e não mostrar o rosto? Nas análises foi possível perceber que essas formas de interação social acarretam na defesa daqueles que as articulam, assegurando e ao mesmo tempo, postergando o contato olho no olho. Em relação às práticas sexuais ser passivo foi tomado, como justificativa para a não exposição destes sujeitos. Outras justificativas foram situadas nas possibilidades de macular ou depreciar a própria imagem pela possibilidade de expressar desejos sem se responsabilizar com consequências de outras ordens e garantir seu direito ao anonimato.

Biographie de l'auteur

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutor em Educação (UFPEL). Professor Adjunto do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana, RS, Brasil.

Références

BRITZMAN, Deborah P. O que é essa coisa chamada amor – identidade homossexual, educação e currículo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 1, jan./jun. 1996. pp.71-96. Disponível em: Acesso em: 03 de mai. de 2023.

BUTLER, Judith. “Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo”. In. LOURO, G. L. [Org.]. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2ªed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003a, pp.151-172.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. [Trad.] AGUIAR, R.. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003b.

CONNEL, Robert W. Políticas da masculinidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, pp.185-206, jul./dez. 1995. Disponível em: Acesso em: 03 de mai. de 2023.

COSTA, Jurandir Freire. A inocência e o vício: estudos sobre o homoerotismo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1992.

COUTO Edvaldo Souza; ROCHA, Telma Brito. Identidades contemporâneas: a experimentação de “eus” no Orkut. In.: A vida no Orkut: narrativas e aprendizagens nas redes sociais/ COUTO, E. S.; ROCHA, T. B. [Org.] - Salvador: EDUFBA, 2010. pp.13-32.

ERIBON, Didier. Michel Foucault e seus contemporâneos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, nov. 2001. pp.197-223. Disponível em: Acesso em: 03 de mai. de 2023.

FONSECA, Márcio Alves da. Michel Foucault e a constituição do sujeito. São Paulo: EDUC, 2003.

FOUCAULT, Michel. “Prefácio à História da Sexualidade”. In: FOUCAULT, M. Ditos & Escritos IX: Genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. [Org.] MOTTA, M. B. da; [Trad.] CHIQUIERI, A. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014, pp.207-213.

FOUCAULT, Michel. “Lacan: o ‘Libertador’ da Psicanálise”. In: FOUCAULT, M. Ditos & Escritos I. Problematização do sujeito: Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise. 3ª ed. [Org.] MOTTA, M. B. da; [Trad.] RIBEIRO, V. L. A. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, pp.329-330.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 23ª ed. São Paulo: Graal, 2007.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e poder. In: Col. Ditos e escritos IV. Paris: Gallimard, 1994a.

FOUCAULT, Michel. Da amizade como modo de vida. In: Col. Ditos e escritos IV. Paris: Gallimard, 1994b.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir - História da violência nas prisões. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade III: o cuidado de si. 10 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

GRINDR. Home. Disponível em: Acesso em: 01 de mai. de 2023.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

JODELET, Denise. As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001.

JOHNSON, Richard. “O que é, afinal, Estudos Culturais?” In: SILVA, T. T. [Org. e Trad.] O que é, afinal, Estudos Culturais? 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, pp.07-131.

LOURO, Guacira Lopes. “O potencial político da teoria queer. CULT, ano 17, Edição 193. São Paulo. pp.36-37, agosto de 2014.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. 3. ed. São
Paulo: Autores Associados, 2002. 100p.

MILLER, Jacques-Alain. “Michel Foucault et la psychanalyse”. In: FOUCAULT, M. Philosophe. Paris: Seuil, 1989.

POCAHY, Fernando Altair; DORNELLES, Priscila. Problematizando gênero e sexualidade em interlocução com educadoras/res de uma escola confessional-filantrópica. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, p.127-150, 2019. Disponível em: Acesso em: 03 de mai. de 2023.

ROSE, Nikolas. Inventando nossos eus. In: SILVA, T. T. da. [Org.]. Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, pp.137-204.

SANTOS, Alexandre. A indisciplina do desejo: corpo masculino e fotografia. 2002. Disponível em: Acesso em: 03 de mai. de 2023.

SARAIVA, Karla. “A fabricação dos corpos os chats”. In: WORTMANN, M. L. et al [Org.]. Ensaios em Estudos Culturais, Educação e ciência: a produção cultural do corpo, da natureza, da ciência e da tecnologia – instâncias e práticas contemporâneas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2007. pp.53-76.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo, Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu da. “Nós, ciborgues: O corpo elétrico e a dissolução do humano”. In. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. [Org. e Trad.] SILVA, T. T. da. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2012. pp.07-15.

STEINBERG, Shirley R. “Kindercultura: a construção da infância pelas grandes corporações”. In.: SILVA, L. H. da; AZEVEDO, J. C. de; SANTOS, E. S. dos. [Org.]. Identidade social e construção do conhecimento. Porto Alegre, PMPA, 1997.

VILLAVERDE, Sandoval. Corpo, lazer e natureza: elementos para uma discussão ética.
In: BRUHNS, H. T.; GUTIERREZ, G. L. [Org.]. Representações do
lúdico: II ciclo de debates “lazer e motricidade”. Campinas: Autores Associados, 2001. p.105-122.

WOODWARD, Kathryn. “Identidade e diferença: uma introdução teórica e cultural”. In: SILVA, T. T. da; HALL, S. [Org.]. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes. 2005.
Publiée
2024-12-09