ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA UNIVERSIDADE NO BRASIL E NO MUNDO: DO PREDOMÍNIO DA IGREJA AO INÍCIO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO
Résumé
Dentre as preocupações e temas recorrentes ao longo da história da educação e da universidade, estão as constantes transformações que tanto a sociedade em geral, como as próprias universidades sofreram. A universidade foi chamada a oferecer respostas a muitas questões e tornou-se uma referência permanente para a humanidade, notadamente no que se refere ao conhecimento e a ciência, mas também em relação às questões que dizem respeito à existência e até mesmo ao sentido da vida humana. Este artigo tem como objetivo compreender e desenhar a história do nascimento da universidade, com ênfase no predomínio da igreja, que foi o modelo de universidade historicamente construído no Brasil e no mundo, chegando ao início do processo de democratização do acesso brasileiro. Neste texto procura-se tecer considerações sobre este tema, no sentido de oferecer uma reflexão a partir dos seus antecedentes históricos, apresentando um recorte até o fim da década de 60. A relevância científica desse artigo é a possibilidade de pensar a universidade que os tempos de hoje estão a exigir, sendo considerada um importante patrimônio social, que se caracteriza pela sua dimensão de universalidade na produção e transmissão da experiência cultural e científica da sociedade. Considera-se, finalmente, que a universidade foi um agente constitutivo de um processo estratégico de construção de uma identidade social e de um determinado projeto de nação. Nesse sentido, não é tão somente uma instituição social, mas também um bem público a serviço da sociedade e que se reafirma por sua capacidade de representação cultural, científica e intelectual.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).