ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA UNIVERSIDADE NO BRASIL E NO MUNDO: DO PREDOMÍNIO DA IGREJA AO INÍCIO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO
Abstract
Dentre as preocupações e temas recorrentes ao longo da história da educação e da universidade, estão as constantes transformações que tanto a sociedade em geral, como as próprias universidades sofreram. A universidade foi chamada a oferecer respostas a muitas questões e tornou-se uma referência permanente para a humanidade, notadamente no que se refere ao conhecimento e a ciência, mas também em relação às questões que dizem respeito à existência e até mesmo ao sentido da vida humana. Este artigo tem como objetivo compreender e desenhar a história do nascimento da universidade, com ênfase no predomínio da igreja, que foi o modelo de universidade historicamente construído no Brasil e no mundo, chegando ao início do processo de democratização do acesso brasileiro. Neste texto procura-se tecer considerações sobre este tema, no sentido de oferecer uma reflexão a partir dos seus antecedentes históricos, apresentando um recorte até o fim da década de 60. A relevância científica desse artigo é a possibilidade de pensar a universidade que os tempos de hoje estão a exigir, sendo considerada um importante patrimônio social, que se caracteriza pela sua dimensão de universalidade na produção e transmissão da experiência cultural e científica da sociedade. Considera-se, finalmente, que a universidade foi um agente constitutivo de um processo estratégico de construção de uma identidade social e de um determinado projeto de nação. Nesse sentido, não é tão somente uma instituição social, mas também um bem público a serviço da sociedade e que se reafirma por sua capacidade de representação cultural, científica e intelectual.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).