O QUE SE MOSTRA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM CLUBES DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SUAS RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INTEGRAL
Résumé
Este artigo é um estudo quali-quantitativo de caráter bibliográfico que tem como objetivo investigar as publicações realizadas entre 2013 à 2022 que contemplem os temas Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências e Formação Integral trazidas por autores da área que possam auxiliar no amparo teórico de uma produção de tese de doutorado. O trabalho foi realizado com busca na Revista Brasileira de Educação do Campo a partir de 2016 à 2020, os anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências de 2013 à 2020, nos anos de 2013 à 2022 e a Biblioteca Eletrônica Científica Online. Os resultados trazem uma importante ligação entre os temas abordados, análise sobre público alvo estudado, autores citados, instrumentos de coleta de dados e os estados em que foram realizadas as pesquisas.
Références
BLASZKO, Caroline Elizabel; UJIIE, Nájela Tavares; CARLETTO, Márcia Regina. Ensino de Ciências na primeira infância: aspectos a considerar e elementos para a ação pedagógica. In: UJIIE, Nájela Tavares; PIETROBON, Sandra Regina Gardacho. Educação, infância e formação: vicissitudes e quefazeres. Curitiba: CRV, 2014. p. 151-168.
BRASIL. Decreto n. 7. 352. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília, DF: Censo Gráfico, 2010.
CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, ;CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica (Org.). Por Uma Educação do Campo. São Paulo: Vozes, 2004.
JUSTINO, Erica Fernada; SANT’ANNA, Paulo Afrânio. Programa Mais Educação: diálogos partindo da percepção de pais de estudantes de uma comunidade rural. Rev. Bras. Educ. Camp., Tocantinópolis, v. 2, n. 1, p. 389-410, 2017.
MANCUSO, Ronaldo; LIMA, Valderez Marina R.; BANDEIRA, Vera Alfama. Clubes de Ciências: criação, funcionamento, dinamização. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996. 365p.
MOLL, Jaqueline. Um paradigma contemporâneo para a Educação Integral. Pátio Revista Pedagógica, n. 51, a. XIIII, 2009.
MOLL, Jaqueline; LEITE, Lúcia Helena A. Educação integral em tempo integral: desafios e possibilidades no campo das políticas afirmativas de direitos. Educação em Revista, v. 31, n. 4, p. 17-21, out./dez. 2015.
ROSITO, Berenice Alvares; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Conversas sobre Clubes de Ciências. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2020. 156 p.
SANTIN, Dirce Maria. Fontes de Informação para o Ensino, a Aprendizagem e a Pesquisa em Educação em Ciências. In: ROBAINA, José Vicente Lima et al. Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em educação em ciências. 1. ed. Curitiba: Bagai, 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).