O QUE SE MOSTRA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM CLUBES DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SUAS RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INTEGRAL

Abstract

 

 

Author Biographies

Sabrina Silveira da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda no curso do Pós-Graduação em Educação em Ciências : Química da Vida e Saúde, com orientação do Professor Doutor José Vicente Lima Robaina. Mestra do curso do Pós-Graduação em Educação em Ciências : Química da Vida e Saúde, com orientação do Professor Doutor José Vicente Lima Robaina. Graduada em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é professora da Prefeitura Nova Santa Rita desde 2003. Coordena a Cooperativa Escolar Rui Barbosa.

José Vicente Lima Robaina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto do Campus Porto Alegre, Departamento de Ensino e Currículo (DEC), da Faculdade de Educação (FACED), do curso de Educação do Campo: Licenciatura em Ciências da Natureza, UFRGS. Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFRGS. Professor do Programa de Pós-graduação em Docência em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM da UERGS, campus Guaíba, Professor do Programa de Pós-Graduação. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática.PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza, certificado na CAPES e na UFRGS.

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim; Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona, e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

References

ARROYO, M. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

BLASZKO, Caroline Elizabel; UJIIE, Nájela Tavares; CARLETTO, Márcia Regina. Ensino de Ciências na primeira infância: aspectos a considerar e elementos para a ação pedagógica. In: UJIIE, Nájela Tavares; PIETROBON, Sandra Regina Gardacho. Educação, infância e formação: vicissitudes e quefazeres. Curitiba: CRV, 2014. p. 151-168.

BRASIL. Decreto n. 7. 352. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília, DF: Censo Gráfico, 2010.

CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, ;CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica (Org.). Por Uma Educação do Campo. São Paulo: Vozes, 2004.

JUSTINO, Erica Fernada; SANT’ANNA, Paulo Afrânio. Programa Mais Educação: diálogos partindo da percepção de pais de estudantes de uma comunidade rural. Rev. Bras. Educ. Camp., Tocantinópolis, v. 2, n. 1, p. 389-410, 2017.

MANCUSO, Ronaldo; LIMA, Valderez Marina R.; BANDEIRA, Vera Alfama. Clubes de Ciências: criação, funcionamento, dinamização. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996. 365p.

MOLL, Jaqueline. Um paradigma contemporâneo para a Educação Integral. Pátio Revista Pedagógica, n. 51, a. XIIII, 2009.

MOLL, Jaqueline; LEITE, Lúcia Helena A. Educação integral em tempo integral: desafios e possibilidades no campo das políticas afirmativas de direitos. Educação em Revista, v. 31, n. 4, p. 17-21, out./dez. 2015.

ROSITO, Berenice Alvares; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Conversas sobre Clubes de Ciências. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2020. 156 p.

SANTIN, Dirce Maria. Fontes de Informação para o Ensino, a Aprendizagem e a Pesquisa em Educação em Ciências. In: ROBAINA, José Vicente Lima et al. Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em educação em ciências. 1. ed. Curitiba: Bagai, 2021.
Published
2024-09-20