TERRITORIALIDADES EM DISPUTA NAS URBANIDADES AMAZÔNICAS: CULTURA VIVIDA, ETNOCURRÍCULO E RESISTÊNCIA

Résumé

A partir das intersecções entre etnocurrículo e cultura vivida, o presente artigo busca delinear as territorialidades do axé através da análise rizomática deleuziana dos movimentos de expansão do Ilê Asé Omin Ofá Karé, na Amazônia paraense. Tal análise, impulsionada pelo sentido de si através do corpo em trajetórias de autopoiesis, objetiva identificar práticas de resistência relacionadas à religiosidade de matriz africana dentro das dinâmicas urbanas, atravessadas por jogos de força de silenciamento, intolerância e exclusão. Como metodologia, a abordagem rizomática analisa as territorialidades sagradas do Ilê e suas expansões como elementos interconectados de forma horizontal e não linear, operando no interior das dinâmicas e contradições urbanas da Amazônia paraense. Estas territorialidades do axé carregam práticas culturais ancestrais que configuram um etnocurrículo relacionado à cultura vivida de seus aprendentes, agenciando forças de resistência na construção de uma sociedade mais diversa e democrática.

Bibliographies de l'auteur

Ilka Joseane Pinheiro Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em História (UFPA) e mestra e doutoranda em Educação (PPGED/ICED/UFPA). Atualmente, é professora na Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA).

Carlos Jorge Paixão, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Pedagogia (FICOM), mestre em Educação (PUC/SP) e doutor em Educação (UNESP), tendo realizado pós-doutorado em Educação (FE/Unicamp). Atualmente, é professor adjunto IV do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA).

Letícia Carneiro Da Conceição, Secretaria de Estado de Educação do Pará/Secretaria Municipal de Educação de Belém

Graduada em História (USP) e mestra e doutora em Educação (PPGED/ICED/UFPA). Atualmente, é professora na Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC) e na Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA).

José Rafael Barbosa Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Pedagogia (UFPA), mestre em Educação (PPEB/UFPA) e doutor em Educação (PPGED/ICED/UFPA). Atualmente, é professor na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA/UFPA). 

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Publiée
2024-06-17