A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CAMINHOS PARA A JUSTIÇA SOCIAL

Résumé

A escravização na constituição brasileira tem reflexos difundidos hoje na sociedade, onde a reprodução e a manutenção da desigualdade social apresenta-se de modo latente e revela a existência de uma colonialidade criadora de narrativas e concepções hierárquicas, que afetam de modo cirúrgico o campo da Educação. Contra esse processo, as tensões causadas pelos movimentos sociais e os indivíduos “de baixo” dessa hierarquia colonialista geraram novas formas de pensar a Educação, inclusive a Educação Física. O texto objetiva desvelar os elementos das africanidades presentes na capoeira através dos marcadores das africanidades e da Pretagogia, constituintes de uma proposta político-pedagógica. Através das relações estabelecidas, o conteúdo e a intersecção com as africanidades demonstram potencial no tratamento e na problematização da Educação para as Relações Étnico Raciais e da justiça social a fim de demonstrar que não há como implementar projetos decoloniais de educação efetivos sem a busca por uma justiça social pragmática.

Bibliographies de l'auteur

José Davi Leite Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Fortaleza/Ceará.

Luciana Venâncio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp de Presidente Prudente). Professora na Universidade Federal do Ceará (UFC), no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Natal (UFRN).

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Publiée
2024-06-17