A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CAMINHOS PARA A JUSTIÇA SOCIAL
Résumé
A escravização na constituição brasileira tem reflexos difundidos hoje na sociedade, onde a reprodução e a manutenção da desigualdade social apresenta-se de modo latente e revela a existência de uma colonialidade criadora de narrativas e concepções hierárquicas, que afetam de modo cirúrgico o campo da Educação. Contra esse processo, as tensões causadas pelos movimentos sociais e os indivíduos “de baixo” dessa hierarquia colonialista geraram novas formas de pensar a Educação, inclusive a Educação Física. O texto objetiva desvelar os elementos das africanidades presentes na capoeira através dos marcadores das africanidades e da Pretagogia, constituintes de uma proposta político-pedagógica. Através das relações estabelecidas, o conteúdo e a intersecção com as africanidades demonstram potencial no tratamento e na problematização da Educação para as Relações Étnico Raciais e da justiça social a fim de demonstrar que não há como implementar projetos decoloniais de educação efetivos sem a busca por uma justiça social pragmática.
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