A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CAMINHOS PARA A JUSTIÇA SOCIAL
Abstract
A escravização na constituição brasileira tem reflexos difundidos hoje na sociedade, onde a reprodução e a manutenção da desigualdade social apresenta-se de modo latente e revela a existência de uma colonialidade criadora de narrativas e concepções hierárquicas, que afetam de modo cirúrgico o campo da Educação. Contra esse processo, as tensões causadas pelos movimentos sociais e os indivíduos “de baixo” dessa hierarquia colonialista geraram novas formas de pensar a Educação, inclusive a Educação Física. O texto objetiva desvelar os elementos das africanidades presentes na capoeira através dos marcadores das africanidades e da Pretagogia, constituintes de uma proposta político-pedagógica. Através das relações estabelecidas, o conteúdo e a intersecção com as africanidades demonstram potencial no tratamento e na problematização da Educação para as Relações Étnico Raciais e da justiça social a fim de demonstrar que não há como implementar projetos decoloniais de educação efetivos sem a busca por uma justiça social pragmática.
References
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas em Educação Física. Caderno Cedes, Campinas, ano 19, n. 58, p. 69-88, 1999.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
CAMPOS, Hélio. Capoeira na escola. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2001.
CASTRO, José Davi Leite. A capoeira na educação física escolar: vivências e formações que permeiam a práxis pedagógica. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
CUNHA JUNIOR, Henrique. Bairros negros, a forma urbana das populações negras no Brasil. Crítica e Sociedade, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. 16-27, 2020.
DIAS, Cleber. Em favor do cotidiano: lazer e políticas culturais em Goiânia. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011.
FERREIRA NETO, José Olímpio. A capoeira na escola: uma experiência registrada em documentário. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
FERREIRA, L. H. Valores civilizatórios afro-brasileiros através do ensino da capoeira na educação física escolar. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico - EREREBÁ) - Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II, Programa de Pós Graduação em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico, Rio de Janeiro, 2022.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 27, n. 1, p.109-121, 2011.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, p. 247-275, 2018.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
IÓRIO, Laércio Schwantes; DARIDO, Suraya Cristina. Educação física, capoeira e educação física escolar: possíveis relações. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 4, n. 4, p. 137-143, 2005.
MALDONADO, Daniel Teixeira; NEIRA, Marcos Garcia. Práticas corporais, justiça social e Educação Física: análise das experiências de docentes da educação básica. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 2-20, 2022.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, p. 27-53, 2018.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física, currículo cultural e justiça social. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Maria Eleni Henrique da; MARTINS, Raphaell Moreira. Educação Física escolar e justiça social: experiências curriculares na Educação Básica. Curitiba: CRV, p. 109-127, 2022.
OLIVEIRA, Josivaldo Pires de. O urucungo de Cassange: um ensaio sobre o arco musical no espaço atlântico (Angola e Brasil). 1. ed. Itabuna: Mondrongo, 2019.
PETIT, Sandra Haydée. Práticas pedagógicas para a lei nº 10.639/2003: a criação de nova abordagem de formação na perspectiva das africanidades. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 21, n. 3, p. 657-684, 2016.
REIS, Letícia Vidor de Sousa. O mundo de pernas para o ar: a capoeira no Brasil. São Paulo: Publisher Brasil, 1997.
SANTOS, Tiganá Santana Neves. A cosmologia africana dos Bantu-Kongo por Bunseki Fu-Kiau: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. 2019. Tese de Doutorado. (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução) – Departamento de Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
SILVA, Luciana Maria Fernandes; DARIDO, Suraya Cristina. Capoeira. In: GONZALEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; DE OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli. Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura. 2.ed. Maringa: Eduem, 2017. p. 91-137.
SOARES, Carlos Eugênio Líbano. A negregada instituição: os capoeiras na corte imperial, 1850-1890. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento Geral de Documentação e Informação cultural, Divisão de Editoração (Coleção – Biblioteca Carioca, v.34), 1999.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).