A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A CIÊNCIA CIDADÃ:UM ESTUDO DE CASO NO IFS - CAMPUS ARACAJU
Résumé
Este estudo teve como objetivo geral analisar as principais dificuldades no processo de ensino- aprendizagem de matemática nas turmas de 2º e 3º anos do Proeja do Curso Técnico em Desenho de Construção Civil do IFS - campus Aracaju. Os objetivos específicos incluem compreender a percepção dos alunos sobre o ensino de matemática, avaliar como as dificuldades dos professores afetam a aprendizagem, identificar os conteúdos com os quais os alunos têm mais dificuldades e criar um podcast educacional envolto da ciência cidadã. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória com entrevistas semiestruturadas, além de pesquisa documental e bibliográfica, utilizando referências teóricas como Paulo Freire, Vigotsky, entre outros. Os resultados indicaram que os alunos enfrentaram dificuldades principalmente devido à quantidade de cálculos, enquanto os professores não relataram dificuldades no ensino. A análise dos dados foi feita com base no discurso de Michelat. O uso de podcasts e entrevistas contribuíram para responder às perguntas de pesquisa. Quanto ao Proeja no IFS, houve variação nos números de ingressantes e formandos ao longo dos anos, sendo recomendada uma reavaliação institucional para atender ao decreto que institui o programa. Recomenda-se a criação de mais podcasts para abordar conteúdos relacionados às dificuldades de aprendizagem dos alunos.
Références
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