A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A CIÊNCIA CIDADÃ:UM ESTUDO DE CASO NO IFS - CAMPUS ARACAJU
Abstract
Este estudo teve como objetivo geral analisar as principais dificuldades no processo de ensino- aprendizagem de matemática nas turmas de 2º e 3º anos do Proeja do Curso Técnico em Desenho de Construção Civil do IFS - campus Aracaju. Os objetivos específicos incluem compreender a percepção dos alunos sobre o ensino de matemática, avaliar como as dificuldades dos professores afetam a aprendizagem, identificar os conteúdos com os quais os alunos têm mais dificuldades e criar um podcast educacional envolto da ciência cidadã. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória com entrevistas semiestruturadas, além de pesquisa documental e bibliográfica, utilizando referências teóricas como Paulo Freire, Vigotsky, entre outros. Os resultados indicaram que os alunos enfrentaram dificuldades principalmente devido à quantidade de cálculos, enquanto os professores não relataram dificuldades no ensino. A análise dos dados foi feita com base no discurso de Michelat. O uso de podcasts e entrevistas contribuíram para responder às perguntas de pesquisa. Quanto ao Proeja no IFS, houve variação nos números de ingressantes e formandos ao longo dos anos, sendo recomendada uma reavaliação institucional para atender ao decreto que institui o programa. Recomenda-se a criação de mais podcasts para abordar conteúdos relacionados às dificuldades de aprendizagem dos alunos.
References
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).