PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO HÍBRIDO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS POR MEIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ANO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

Résumé

A rápida evolução das tecnologias digitais têm transformado de forma irreversível a sociedade e suas formas de comunicação. Docentes e discentes contemporâneos estão imersos em uma cultura de meios de comunicação, e a escola deve se adequar a essas transformações, integrando conhecimentos e experiências dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem com novos saberes e tecnologias, buscando tornar o aprendizado mais motivador, inovador e crítico. Diante desse cenário, esta pesquisa buscou examinar o potencial das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para auxiliar na produção textual dos indivíduos. O objetivo geral foi compreender como a utilização de ferramentas digitais poderia aprimorar as práticas de escrita, permitindo a construção de diversos gêneros discursivos com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Maestro Heitor Villa-Lobos (FME-NITERÓI). A partir de revisão bibliográfica e análise de questionário preliminar de investigação, que indicou o potencial das tecnologias digitais para apoiar os processos de escrita, identificaram-se ferramentas digitais com tal propósito. Desenvolveu-se, em seguida, Sequência Didática (SD) com atividades envolvendo produções textuais por meio de recursos tecnológicos variados, que culminaram na criação de oito filmes de curta-metragem de animação em stop motion. As avaliações, de natureza qualitativa, realizaram-se ao longo da aplicação da SD e da análise dos resultados. Como conclusão, verificou-se que a proposta gerou significativo aumento no engajamento, motivação e protagonismo dos indivíduos para as práticas de produção textual. Além disso, observou-se o crescimento das habilidades de socialização e trabalho em equipe por meio do emprego de Metodologias Ativas.

Bibliographies de l'auteur

Marcos Antonio Silva, Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Mestre em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFR). Especialista em Designer Instrucional para EAD (FACEL/PR), Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCAM). Coordenador dos cursos de pós-graduação na área de educação e aprendizagem na UniCarioca. Coordenador do Núcleo de Educação e Aprendizagem para os cursos de licenciatura em Pedagogia, História e Letras da UniCarioca.

Evelyn Coutinho de Almeida de Sá, Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME/Niterói)

Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UNICARIOCA/RJ). Especialista em Informática Educativa (UNIPLI/RJ). Graduada em Letras-Português/Literatura (UERJ/RJ). Docente estatutária da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME/Niterói) e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC/RJ).

Victor Gonçalves Glória Freitas, Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Doutor em Engenharia Nuclear (COPPE/UFRJ). Mestre em Ciências Nucleares (IEN/CNEN). Graduado em Física (UFF/RJ). Professor/pesquisador adjunto dos cursos de Engenharia, professor permanente do mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UNICARIOCA). Responsável pelo grupo de pesquisa no Mestrado em Novas Tecnologias e Metodologias aplicadas na EaD. 

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Publiée
2024-06-17
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FLUXO CONTÍNUO - Artigos