A CONVERSAÇÃO ATIVA COMO PROPOSTA DE ABORDAGEM METODOLÓGICA EM PSICANÁLISE: UMA ESCRITA EM DOIS TÓPICOS
Résumé
O presente artigo apresenta e discute o dispositivo da conversação ativa como método de pesquisa e intervenção psicanalítica nas instituições. A discussão considera especialmente o uso desse dispositivo para tratar de uma questão que nasce das demandas de educadores relativas a alguns usos da internet por adolescentes e aos impasses deles decorrentes, como, por exemplo, a formação de sintomas e adoecimentos. Descreve a forma como as conversações são realizadas e sugere uma chave de leitura que se baseia na teoria lacaniana dos discursos para analisar o material fruto dos encontros.
Références
https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2022-08/nove-em-cada-dez-criancas-e-adolescentes-sao-usuarias-de-internet. Acesso em: 3 abr. 2023.
DEWAMBRECHISE-LA SAGNA, Carole. Clínica de la conversación. In: MILLER, Jacques-Alain; BRIOLE, Guy (Org.) La conversación clínica. Buenos Aires: Grama Ediciones, 2020. p.15-20.
DUNKER, Christian Ingo Lenz; PAULON, Clarice Pimentel; MILÁN-RAMOS, Guillermo. Análise psicanalítica de discursos: perspectivas lacanianas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.
FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: FREUD, Sigmund. Obras completas volume 6: Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, análise fragmentária de uma histeria (O caso Dora) e outros textos (1901-1905). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras. 2016. p. 13-172. (Obra original publicada em 1905).
FREUD, Sigmund. Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise. Artigos sobre técnica (1911-1915 [1914]). In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XII. Trad. J. Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1989. p. 145 -159. (Obra original publicada em 1912).
FREUD, Sigmund. Linhas de progresso na terapia psicanalítica. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. 17. Trad. J. Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1987. p. 199-211. (Obra original publicada em 1918).
FREUD, Sigmund. Dois verbetes de enciclopédia. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. 18. Trad. J. Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1989. p. 285-312. (Obra original publicada em 1923).
FREUD, Sigmund. Uma breve descrição da psicanálise. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. 19. Trad. J. Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1989. p. 237-259. (Obra original publicada em 1924).
FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1974. (Obra original publicada em 1927).
GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Pesquisa de tipo teórico. Revista Psicanálise e Universidade, PUC-SP, n. 1, p. 9-32, 1994.
LACADÉE, Philippe. A clínica da língua e do ato nos adolescentes. Responsabilidades, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 253-268, set. 2011/fev. 2012. Disponível em: http://www8.tjmg.jus.br/pre-sidencia/programanovosrumos/pai_pj/revista/edicao02/7.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. (Obra original publicada em 1964).
LACAN, Jacques. Resposta ao comentário de Jean Hyppolite sobre a “Verneinung” de Freud. In: LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. p. 383-401. (Obra original publicada em 1966).
LACAN, Jacques. Proposição de 9 de outubro de 1967. In: LACAN, Jacques. Outros Escritos. Trad. V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 248-264. (Obra original publicada em 1967).
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 17: O Avesso da Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1982. (Obra original publicada em 1969-1970).
LACAN, Jacques. Radiofonia. In: LACAN, Jacques. Outros escritos. Trad. V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 400-447. (Obra original publicada em 1970).
LACAN, Jacques. O seminário, livro 20: Mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. (Obra original publicada em 1972-1973).
LACAN, Jacques. Prefácio a O despertar da primavera. In: LACAN, Jacques. Outros escritos. Trad. V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 557-559. (Obra original publicada em 1974).
LE BRETON, David. Adolescência e Comunicação. In: LIMA, Nádia Laguárdia de; STENGEL, Márcia; NOBRE, Márcio Rimet; DIAS, Vanina Costa (Org.). Juventude e Cultura Digital: diálogos interdisciplinares. Belo Horizonte: Artesã, 2017. p. 151-167.
LIMA, Nádia Laguárdia de. Conversação na Escola: adolescentes e redes sociais. Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, 2013. Projeto de Pesquisa e Extensão.
LIMA, Nádia Laguárdia de; BERNI, Juliana Tassara. A intolerância na atualidade: entre as redes sociais e a escola. In: PEREIRA, Marcelo Ricardo (Org.). Os sintomas na educação hoje: que fazemos com isso? Belo Horizonte: Scriptum, 2017. p. 197-205.
MACÊDO, Lucíola Freitas. Não existe sujeito sem instituição!. Almanaque On-line, Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, n. 8, 2011. Disponível em: almanaquepsicanalise.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Luciola.pdf. Acesso em: 17 out. 2022.
MEZAN, Renato. O que significa pesquisa em psicanálise? In: SILVA, Maria Emilio Lino da (Org.). Investigação e Psicanálise. Campinas: Prós, 1993.
MEZAN, Renato. As dobras do texto: aspectos da escrita psicanalítica. In: MEZAN, Renato. Tempo de muda. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p.101-111.
MILLER, Jacques-Alain. Em direção à adolescência. 3ª Jornada do Instituto da Criança, 10 jun. 2015. Disponível em: http://minascomlacan.com.br/publicacoes/em-direcao-a-adolescencia/. Acesso em: 2 fev. 2019. Intervenção de encerramento.
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR [NIc.br]. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil 2019. Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/publicacoes/. Acesso em: 4 abr. 2023.
ORRADO, I. Las ressonancias de la palabra In: MILLER, Jacques-Alain; GUY, Briole (Org.). La conversación clínica. Buenos Aires: Grama Ediciones, 2020. p.209-229.
PINTO, Jeferson Machado. Resistência do texto: o método psicanalítico entre a literalização e a contingência. Revista Ágora, v. IV, n. 1, p. 77-84, jan/jun 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/agora/a/WcpNZPzXPXB3dpvYYGzh47j/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 dez. 2021.
ROSA, Miriam Debieux. A clínica psicanalítica em face da dimensão sociopolítica do sofrimento. São Paulo: Escuta/Fapes, 2018.
VOLTOLINI, R. Educação e Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
WAJCMAN, Gérard. El ojo absoluto. Buenos Aires: Manantial, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).