A CONVERSAÇÃO ATIVA COMO PROPOSTA DE ABORDAGEM METODOLÓGICA EM PSICANÁLISE: UMA ESCRITA EM DOIS TÓPICOS
Abstract
O presente artigo apresenta e discute o dispositivo da conversação ativa como método de pesquisa e intervenção psicanalítica nas instituições. A discussão considera especialmente o uso desse dispositivo para tratar de uma questão que nasce das demandas de educadores relativas a alguns usos da internet por adolescentes e aos impasses deles decorrentes, como, por exemplo, a formação de sintomas e adoecimentos. Descreve a forma como as conversações são realizadas e sugere uma chave de leitura que se baseia na teoria lacaniana dos discursos para analisar o material fruto dos encontros.
References
https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2022-08/nove-em-cada-dez-criancas-e-adolescentes-sao-usuarias-de-internet. Acesso em: 3 abr. 2023.
DEWAMBRECHISE-LA SAGNA, Carole. Clínica de la conversación. In: MILLER, Jacques-Alain; BRIOLE, Guy (Org.) La conversación clínica. Buenos Aires: Grama Ediciones, 2020. p.15-20.
DUNKER, Christian Ingo Lenz; PAULON, Clarice Pimentel; MILÁN-RAMOS, Guillermo. Análise psicanalítica de discursos: perspectivas lacanianas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.
FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: FREUD, Sigmund. Obras completas volume 6: Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, análise fragmentária de uma histeria (O caso Dora) e outros textos (1901-1905). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras. 2016. p. 13-172. (Obra original publicada em 1905).
FREUD, Sigmund. Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise. Artigos sobre técnica (1911-1915 [1914]). In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XII. Trad. J. Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1989. p. 145 -159. (Obra original publicada em 1912).
FREUD, Sigmund. Linhas de progresso na terapia psicanalítica. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. 17. Trad. J. Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1987. p. 199-211. (Obra original publicada em 1918).
FREUD, Sigmund. Dois verbetes de enciclopédia. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. 18. Trad. J. Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1989. p. 285-312. (Obra original publicada em 1923).
FREUD, Sigmund. Uma breve descrição da psicanálise. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. 19. Trad. J. Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1989. p. 237-259. (Obra original publicada em 1924).
FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1974. (Obra original publicada em 1927).
GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Pesquisa de tipo teórico. Revista Psicanálise e Universidade, PUC-SP, n. 1, p. 9-32, 1994.
LACADÉE, Philippe. A clínica da língua e do ato nos adolescentes. Responsabilidades, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 253-268, set. 2011/fev. 2012. Disponível em: http://www8.tjmg.jus.br/pre-sidencia/programanovosrumos/pai_pj/revista/edicao02/7.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. (Obra original publicada em 1964).
LACAN, Jacques. Resposta ao comentário de Jean Hyppolite sobre a “Verneinung” de Freud. In: LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. p. 383-401. (Obra original publicada em 1966).
LACAN, Jacques. Proposição de 9 de outubro de 1967. In: LACAN, Jacques. Outros Escritos. Trad. V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 248-264. (Obra original publicada em 1967).
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 17: O Avesso da Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1982. (Obra original publicada em 1969-1970).
LACAN, Jacques. Radiofonia. In: LACAN, Jacques. Outros escritos. Trad. V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 400-447. (Obra original publicada em 1970).
LACAN, Jacques. O seminário, livro 20: Mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. (Obra original publicada em 1972-1973).
LACAN, Jacques. Prefácio a O despertar da primavera. In: LACAN, Jacques. Outros escritos. Trad. V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 557-559. (Obra original publicada em 1974).
LE BRETON, David. Adolescência e Comunicação. In: LIMA, Nádia Laguárdia de; STENGEL, Márcia; NOBRE, Márcio Rimet; DIAS, Vanina Costa (Org.). Juventude e Cultura Digital: diálogos interdisciplinares. Belo Horizonte: Artesã, 2017. p. 151-167.
LIMA, Nádia Laguárdia de. Conversação na Escola: adolescentes e redes sociais. Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, 2013. Projeto de Pesquisa e Extensão.
LIMA, Nádia Laguárdia de; BERNI, Juliana Tassara. A intolerância na atualidade: entre as redes sociais e a escola. In: PEREIRA, Marcelo Ricardo (Org.). Os sintomas na educação hoje: que fazemos com isso? Belo Horizonte: Scriptum, 2017. p. 197-205.
MACÊDO, Lucíola Freitas. Não existe sujeito sem instituição!. Almanaque On-line, Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, n. 8, 2011. Disponível em: almanaquepsicanalise.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Luciola.pdf. Acesso em: 17 out. 2022.
MEZAN, Renato. O que significa pesquisa em psicanálise? In: SILVA, Maria Emilio Lino da (Org.). Investigação e Psicanálise. Campinas: Prós, 1993.
MEZAN, Renato. As dobras do texto: aspectos da escrita psicanalítica. In: MEZAN, Renato. Tempo de muda. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p.101-111.
MILLER, Jacques-Alain. Em direção à adolescência. 3ª Jornada do Instituto da Criança, 10 jun. 2015. Disponível em: http://minascomlacan.com.br/publicacoes/em-direcao-a-adolescencia/. Acesso em: 2 fev. 2019. Intervenção de encerramento.
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR [NIc.br]. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil 2019. Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/publicacoes/. Acesso em: 4 abr. 2023.
ORRADO, I. Las ressonancias de la palabra In: MILLER, Jacques-Alain; GUY, Briole (Org.). La conversación clínica. Buenos Aires: Grama Ediciones, 2020. p.209-229.
PINTO, Jeferson Machado. Resistência do texto: o método psicanalítico entre a literalização e a contingência. Revista Ágora, v. IV, n. 1, p. 77-84, jan/jun 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/agora/a/WcpNZPzXPXB3dpvYYGzh47j/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 dez. 2021.
ROSA, Miriam Debieux. A clínica psicanalítica em face da dimensão sociopolítica do sofrimento. São Paulo: Escuta/Fapes, 2018.
VOLTOLINI, R. Educação e Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
WAJCMAN, Gérard. El ojo absoluto. Buenos Aires: Manantial, 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).