O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LIBRAS: REFLEXÕES ALÉM DO ENSINO DE LÍNGUA

  • Felipe de Almeida Coura Universidade Federal do Tocantins

Résumé

As discussões envolvendo a área de estágio supervisionado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) vem ganhando espaço no cenário brasileiro, principalmente após a larga implementação de cursos de licenciatura em Letras - Libras (BRASIL, 2013), impulsionada a partir do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite (BRASIL, 2011). Este estudo pretende refletir e problematizar o estágio supervisionado em Libras, com foco nas experiências ocorridas na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Juntamente com discussões teóricas acerca de estágio, experiências, decolonialidade, epistemologias, criticidade, diferenças e identidades, são elencados exemplos práticos ocorridos durante dois semestres no estágio supervisionado em Libras da UFT, além de também ser apresentada e discutida a proposta de estágio presente no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Desse modo, é possível abrir espaços para discussões e reflexões acerca de um campo pouco explorado atualmente.

Biographie de l'auteur

Felipe de Almeida Coura, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Letras-Libras. Mestre em Estudos Linguísticos (2016) na área de Linguística Aplicada e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Inglês (2014) pela UFMG. É também especialista em Libras no contexto da Educação Inclusiva (2011) pela Faculdade Prisma de Montes Claros (FAP) e graduado em Letras - Português/Inglês (2010) pela Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo (FACIC). Membro do grupo de pesquisa Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação (CNPq), coordenado pelas professoras Andréa Machado de Almeida Mattos e Míriam Lúcia dos Santos Jorge (UFMG). Os principais temas de interesse são: letramento crítico no ensino de inglês (LE) para alunos surdos e ouvintes, ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa como segunda língua (PL2) para alunos surdos, letramentos, biletramento, políticas linguísticas, epistemologias surdas e aspectos decoloniais envolvendo a comunidade surda.

Publiée
2018-12-07