O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LIBRAS: REFLEXÕES ALÉM DO ENSINO DE LÍNGUA

  • Felipe de Almeida Coura Universidade Federal do Tocantins

Resumen

As discussões envolvendo a área de estágio supervisionado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) vem ganhando espaço no cenário brasileiro, principalmente após a larga implementação de cursos de licenciatura em Letras - Libras (BRASIL, 2013), impulsionada a partir do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite (BRASIL, 2011). Este estudo pretende refletir e problematizar o estágio supervisionado em Libras, com foco nas experiências ocorridas na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Juntamente com discussões teóricas acerca de estágio, experiências, decolonialidade, epistemologias, criticidade, diferenças e identidades, são elencados exemplos práticos ocorridos durante dois semestres no estágio supervisionado em Libras da UFT, além de também ser apresentada e discutida a proposta de estágio presente no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Desse modo, é possível abrir espaços para discussões e reflexões acerca de um campo pouco explorado atualmente.

Biografía del autor/a

Felipe de Almeida Coura, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Letras-Libras. Mestre em Estudos Linguísticos (2016) na área de Linguística Aplicada e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Inglês (2014) pela UFMG. É também especialista em Libras no contexto da Educação Inclusiva (2011) pela Faculdade Prisma de Montes Claros (FAP) e graduado em Letras - Português/Inglês (2010) pela Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo (FACIC). Membro do grupo de pesquisa Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação (CNPq), coordenado pelas professoras Andréa Machado de Almeida Mattos e Míriam Lúcia dos Santos Jorge (UFMG). Os principais temas de interesse são: letramento crítico no ensino de inglês (LE) para alunos surdos e ouvintes, ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa como segunda língua (PL2) para alunos surdos, letramentos, biletramento, políticas linguísticas, epistemologias surdas e aspectos decoloniais envolvendo a comunidade surda.

Publicado
2018-12-07