EM DEFESA DO COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Résumé
A defesa do Comitê de Educação em Direitos Humanos é um processo político construído ao longo de conjunturas em que o Brasil teceu passos na direção da Década da Educação em e para os Direitos Humanos (1995-2004) e de compromissos internacionais. A inserção política de educação em direitos humanos na agenda pública no Brasil teve como ponto central a criação, em 2003, do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, que elaborou o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, envolvendo uma Consulta Nacional, e passou, a partir de então, a tecer programas, projetos e ações, articulando os Ministérios da Educação, da Justiça e a Secretaria dos Direitos Humanos. Adotou-se uma abordagem histórico-crítica da educação em e para os direitos humanos como forma de contextualizar a criação e extinção do CNEDH, colocando em debate a continuidade dessa política de Estado por meio da criação de um Conselho Nacional de Educação em Direitos Humanos.
Références
BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.
BRASIL. Resolução CEP/CNE Nº 1, de 30 de maio de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
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SOARES, Maria Victoria de Mesquita Benevides. Educação e cultura em direitos humanos. São Paulo: ANDHEP, 2009 (vídeo).
ZENAIDE, Maria de Nazaré T. A linha do tempo da educação em direitos humanos na América Latina. In: RODINO, Ana Maria et al. (orgs). Cultura e educação em direitos humanos na América Latina. João Pessoa: UFPB, 2014.
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