CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO E SUAS IMPLICAÇÕES NA RELAÇÃO PARENTAL

Résumé

Este artigo tem o objetivo de contextualizar a modalidade do ensino remoto durante a pandemia e suas implicações na relação parental. Foi feito um levantamento de obras publicadas nos anos de 2020, 2021 e 2022 nas bases de dados do Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PEPSI), periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Os resultados apontaram reflexos dos aspectos socioeconômicos no acompanhamento escolar dos estudantes durante o ensino remoto e uma dialética de sentimentos dos pais durante esse processo. Também houve um novo modo de existir dos pais, a partir de uma diversidade de estratégias adotadas para o exercício da relação parental. Este estudo reflete a necessidade da construção de estratégias a serem desenvolvidas pelas políticas educacionais a fim de minimizar os impactos da desigualdade social que reflete diretamente no processo de aprendizagem dos alunos e na relação parental.

Bibliographies de l'auteur

Miriã Lima Malheiros, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestranda em Psicologia da Saúde pelo Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde (PPGPS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA - IMS/CAT). Docente do Centro Universitário FG (UNIFG). Psicóloga Clínica. 

Carmem Virgínia Moraes da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós-Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Doutorado do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto. Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da UESB - NUPEP. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA - IMS/CAT). 

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Publiée
2023-05-16