CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO E SUAS IMPLICAÇÕES NA RELAÇÃO PARENTAL

Resumen

Este artigo tem o objetivo de contextualizar a modalidade do ensino remoto durante a pandemia e suas implicações na relação parental. Foi feito um levantamento de obras publicadas nos anos de 2020, 2021 e 2022 nas bases de dados do Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PEPSI), periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Os resultados apontaram reflexos dos aspectos socioeconômicos no acompanhamento escolar dos estudantes durante o ensino remoto e uma dialética de sentimentos dos pais durante esse processo. Também houve um novo modo de existir dos pais, a partir de uma diversidade de estratégias adotadas para o exercício da relação parental. Este estudo reflete a necessidade da construção de estratégias a serem desenvolvidas pelas políticas educacionais a fim de minimizar os impactos da desigualdade social que reflete diretamente no processo de aprendizagem dos alunos e na relação parental.

Biografía del autor/a

Miriã Lima Malheiros, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestranda em Psicologia da Saúde pelo Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde (PPGPS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA - IMS/CAT). Docente do Centro Universitário FG (UNIFG). Psicóloga Clínica. 

Carmem Virgínia Moraes da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós-Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Doutorado do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto. Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da UESB - NUPEP. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA - IMS/CAT). 

Citas

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Publicado
2023-05-16