O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLARIZAÇÃO

Résumé

A utilização de jogos e brincadeiras nos anos iniciais da escolarização possibilita a compreensão do desenvolvimento da criança por meio da linguagem lúdica peculiar da infância. É essencial conhecer o significado, os conceitos e os termos principais do brincar para interpretar o universo lúdico e os elementos básicos da ludicidade onde a criança se comunica e reproduz o seu cotidiano. A pesquisa tem como objetivo geral: Discutir a importância de utilizar o lúdico como ferramenta de ensino para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças da educação infantil seguindo dos objetivos específicos; I) Compreender os conceitos de lúdico e sua importância para a educação ao longo da história II) Explicar as contribuições do lúdico para o processo de ensino aprendizagem para as crianças da educação infantil III) Descrever as atividades lúdicas usadas no contexto educacional e sua contribuição no processo ensino aprendizagem das crianças na educação infantil. Diante das prerrogativas destaca-se a problemática: como as atividades lúdicas podem ser trabalhadas na Educação Infantil de forma a contribuir para o desenvolvimento do aprendizado das crianças? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e para fins de embasamento apresenta teóricos como Silva, (2018), Batista (2017), Kishimoto (2014) dentre outros. Entende que, por meio da ludicidade na educação infantil pode-se garantir o direito de brincar das crianças. Conclui-se que os professores precisam compreender que trabalhar o lúdico, brincar e os brinquedos, requer planejamento para um processo significativo de aprendizagem, ainda, reconhecer que a ludicidade se impõe no cotidiano escolar da infância.

Bibliographies de l'auteur

Francisco Teófilo de Farias, UNITINS

Graduando do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins (campus Araguatins). E-mail: franciscoteofilodefariass@hotmail.com

Silvanis dos Reis Borges Pereira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestra pesquisadora em Educação, Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT) Bolsista CAPES doutorado sanduíche em Portugal.

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora Doutora Pesquisadora na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Références

ALMEIDA, Ilda Neta Silva de. O Lúdico como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da criança na educação infantil. Humanidades e Inovação, v. 02, n. 1, p. 01-41, jan./jul. Palmas-TO, 2015. Disponível em: Acesso em: 23 mar. 2022.

BACELAR, Vera Lúcia da Encarnação. Ludicidade e educação infantil. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: Acesso em: 15 set. 2022.

BARBOSA, M. C. A importância do brincar na educação infantil. 2018, 55f. Monografia (Pós- Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná. Disponível em: < http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21169/1/importanciabrincareducacaoinfantil.pdf> Acesso em: 17 nov. 2022.

BATISTA, Flóida Moura Rocha Carlesso. A contribuição do lúdico nos processos de ensino e aprendizagem. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia – RECIT, Medianeira, v. 8 n.17, p. 1-13, 2017. Disponível em: < https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/download/e-4791/pdf> Acesso em: 16 set. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Versão Final, Brasília, DF, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 16 set. 2022.

CAMARGO, Juliana Aparecida Pires de. A Contribuição do Lúdico no Processo de Aprendizagem na Educação Infantil. Revista Científica Eletrônica de Ciências da FAIT, Itapeva, v. 15, n. 2, p. 1-12, novembro, 2019. Disponível em: < http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/zFh6DpMBAhopW8K_2020-6-18-20-37-40.pdf> Acesso em: 16 set. 2022.

CONCEIÇÃO, Bento Lucio da. A Contribuição do Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem na Ampliação da Educação Integral. Revista Multidebates. Palmas-TO, v.5, n.1, p. 41-56, fevereiro de 2021. Disponível em: < https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/412 > Acesso em: 16 set. 2022.

COSTA, C. R. P. da. O brincar na educação infantil. 2013. f. 36. Dissertação (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Modalidade a Distância, João Pessoa. Disponível em: Acesso em: 21 set. 2022.

FERRO, Bruno Rogério. A importância do lúdico nas séries iniciais do ensino
fundamental. Revista Científica, UNAR (ISSN 1982-4920), Araras-SP, v.18, n.1, p.109-129, 2019. Disponível em: < http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol18_n1_2019/9_A_IMPORTANCIA_DO_LUDICO_NAS_SERIES_INICIAIS_DO_ENSINO_FUNDAMENTAL.pdf > Acesso em: 16 set. 2022.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais, 2010, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2010. p.1-20 Disponível em: Acesso em 14 de setembro de 2022.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil. Espacios en Blanco. Revista de Educación, v. 24 n. 24, p. 81-105 junho, 2014. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/3845/384539806007.pdf > Acesso em: 23 maio. 2022.

MACEDO, Neusa Dias de. Iniciação a Pesquisa Bibliográfica: Guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa, 2 ed. revista. São Paulo. Edições Loiola, 1994. Disponível em: < https://books.google.com.br/> Acesso em: 25 abr. 2022.

MARRAFON, Débora Luciana. Brincar é preciso. Revista científica eletrônica de ciências sociais aplicadas da Eduvale. Publicação científica da Faculdade de Ciências Sociais aplicadas do Vale de São Lourenço-Jaciara/MT v. 5, n. 07, novembro de 2012, p. 1-7. Disponível em: Acesso em: 25 abr. 2022.

OLIVEIRA, Carla Mendes de; DIAS, Adiclecio Ferreira. A Criança e a Importância do Lúdico na Educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, ed. 01, v. 13, pp. 113-128 Janeiro de 2017. Disponível em: Acesso em: 20 set. 2022.

OLIVEIRA, Luciana de. A importância da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Trabalhos de conclusão do curso de pós-graduação em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e Garantia de Direitos - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Maravilha, 2014. Disponível em: < http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/pos-graduacao/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas-a-partir-de-2018/ciencias-humanas/especializacao-4/473-a-importancia-da-ludicidade-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental/file> Acesso em: 06 jun. 2022.

OLIVEIRA, Keide Tavares Silva; SILVA, Maria Aparecida Tavares; SANTOS, Priscila Aurelina. A Educação Infantil e os estágios de desevolvimento: Um artigo original. Anais do 3° Simpósio de TCC, das faculdades FINOM e Tecsoma. 2020; 1426-1442.

ROCHA, Pâmella Suzetty Vieira de Sousa. A importância do lúdico na Educação Infantil: uma análise a partir da concepção de professores. Orientadora: Profª. Andrezza Raquel Cirne Bezerra. 2017. 31f. TCC (Graduação). Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Modalidade à Distância, Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação, Alagoa Grande - PB, 2017. Disponível em: < https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4085?locale=pt_BR > Acesso em: 16 de maio 2022.

SALOMÃO, H. A. S. et al. A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado, 2007. Disponível em: Acesso em: 16 set. 2022.

SANTOS, Evanoela Ene Sandro dos. A importância do lúdico e do brincar nas series iniciais. Orientador: Valério Xavier dos Santos. 2021 15f. TCC (Graduação) Psicopedagogia, Centro Universitário Internacional – Uninter. 2021. Disponível em: Acesso em: 16 set. 2022.

SILVEIRA, Denise Tolfo, et al. Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 1ed. 2009. Disponível em: < https://scholar.google.com.br/scholar?q=M%C3%A9todos+de+pesquisa+/+Tatiana+Engel+Gerhardt+e+Denise+Tolfo+Silveira%3B&hl=pt-PT&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart> Acesso em: 25 abr. 2022.

SOUZA, Ligiane Oliveira dos Santos et al. A importância do lúdico na educação infantil. Editora científica digital: Crossref. ed. 1 v. 1, ano 2021. Disponível em: Acesso em: 15 set. 2022.

VIANA, Maria. Sou Educador: educação infantil. 1 ed. São Paulo: Eureka, 2015. Disponível em: < https://www.estantevirtual.com.br/livros/maria-viana/sou-educador-educacao-infantil/4095576436> Acesso em: 16 set. 2022.

WAJSKOP, Gisela. Brincar na educação infantil: uma história que se repete/. 9. ed. v. 34. São Paulo: Cortez, 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2022.
Publiée
2024-10-15
Rubrique
Artigos