LUDOPEDAGOGIA A ESSÊNCIA DO BRINCAR COM O FOCO NO ENSINO E APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Résumé
A ludopedagogia é um seguimento da pedagogia que visa estudar a influência do elemento lúdico na educação e está presente nas diretrizes educacionais vigentes. O artigo traz a temática “ludopedagogia: a essência do brincar com o foco no ensino e aprendizagem para a educação infantil”. Dispondo como objetivo principal identificar a influência do lúdico na educação infantil, as suas contribuições para o desenvolvimento da criança. Apontamos os objetivos específicos: verificar a significância do lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental, refletir sobre a construção da criança pela prática da ludicidade e analisar as contribuições da ludopedagogia na origem do desempenho infantil. O trabalho tem como problemática o seguinte questionamento: Quais os benefícios da ludopedagogia na execução de instrução e aprendizagem da educação infantil. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica com abordagem descritiva, qualitativa. Para a produção do trabalho embasamos em autores como: Rau (2012); Silva (2006); Kishimoto (2017) entre outros. Conforme a descrição e exposição dos estudos bibliográficos é notório que a prática do lúdico, beneficia positivamente, assim como o professor o estudante. Posto que é possível assimilar que o lúdico é um mecanismo que promove ao educador diversas instruções de ensino, que cooperam na sua ação pedagógica, nas suas metodologias ativas e inovadoras e, principalmente no desempenho da criança, favorecendo assim a sua inserção na esfera educacional e coletiva.
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