LUDOPEDAGOGIA A ESSÊNCIA DO BRINCAR COM O FOCO NO ENSINO E APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Abstract

A ludopedagogia é um seguimento da pedagogia que visa estudar a influência do elemento lúdico na educação e está presente nas diretrizes educacionais vigentes. O artigo traz a temática “ludopedagogia: a essência do brincar com o foco no ensino e aprendizagem para a educação infantil”.  Dispondo como objetivo principal identificar a influência do lúdico na educação infantil, as suas contribuições para o desenvolvimento da criança. Apontamos os objetivos específicos: verificar a significância do lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental, refletir sobre a construção da criança pela prática da ludicidade e analisar as contribuições da ludopedagogia na origem do desempenho infantil. O trabalho tem como problemática o seguinte questionamento: Quais os benefícios da ludopedagogia na execução de instrução e aprendizagem da educação infantil. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica com abordagem descritiva, qualitativa. Para a produção do trabalho embasamos em autores como:  Rau (2012); Silva (2006); Kishimoto (2017) entre outros. Conforme a descrição e exposição dos estudos bibliográficos é notório que a prática do lúdico, beneficia positivamente, assim como o professor o estudante. Posto que é possível assimilar que o lúdico é um mecanismo que promove ao educador diversas instruções de ensino, que cooperam na sua ação pedagógica, nas suas metodologias ativas e inovadoras e, principalmente no desempenho da criança, favorecendo assim a sua inserção na esfera educacional e coletiva.

Author Biographies

Patricia Nobre Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Pedagoga Egressa do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins (campus Araguatins). 

Silvanis dos Reis Borges Pereira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora pesquisadora na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista CAPES doutorado sanduiche em Portugal. 

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora Doutora Pesquisadora na Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

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Published
2024-01-22