DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: INFLUÊNCIA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO AMAPÁ-BRASIL
Résumé
O presente estudo visa discutir as influências das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH) nas políticas educacionais do estado do Amapá, destacadamente para a educação superior. Parte do seguinte problema: quais políticas de Educação em Direitos Humanos (EDH) foram elaboradas e implementadas no Amapá, influenciadas pelas DNEDH? Trata-se de pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Os resultados apresentam a existência de três documentos no Amapá: as Diretrizes Estaduais para a Educação em Direitos Humanos (2016), o Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos (2021) e o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos (2022). A diretriz estadual, que não está devidamente publicizada, reproduz em grande parte a nacional. Os pontos que os diferenciam estão na implementação da EDH na organização do sistema educacional. No que se refere aos planos estadual e municipal, ambos direcionam sua prioridade para a educação básica, colocando como desafio abarcar a educação superior.
Références
BRASIL. (Constituição [1988]). Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br /ccivil_03/constituicao/constitui %C3 %A7a o.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. MEC/CNE, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos-CNEDH. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: SEDHPR/MEC/MJ/Unesco, 2009.
CANDAU, Vera Maria. Educação em Direitos Humanos e Estratégias Metodológicas. Portal DH Net, Natal, RN, s.d. Disponível em: dhnet.org.br/index.htm. Acesso em: 2 jan. 2023
CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana Beatriz. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação (Porto Alegre, impresso), v. 36, n. 1, p. 59-66, jan./abr. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/user/Downloads/admin,+Educ+36-1+-+07+-+final+1%20(1).pdf. Acesso em: 2 jan. 2023.
FREITAS, Fábio F. B. Direitos Humanos e cidadania no currículo. In: ZENAIDE, Maria Nazaré Tavares; DIAS, Lúcia Lemos; TOSI, Giuseppe; MOURA, Paulo V. (Orgs.). Formação em Direitos Humanos na Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Joao Pessoa: Editora Universitária, 2001. p. 130-153.
HERRERA FLORES, Joaquín. A reinvenção dos Direitos Humanos. Tradução: Carlos Roberto Diogo Garcia. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.
MACAPÁ. Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos. Disponível em: https://macapa.ap.gov.br/plano-municipal-de-educacao-em-direitos-humanos/. Acesso em: 10 fev. 2023.
RIBEIRO, Eduardo Adão; NOZU, Washington Cesar Shoiti. Estudo Bibliométrico sobre a Educação em Direitos Humanos no Brasil. In: MENEGUETTI, Luciano. Educação em Direitos Humanos na América Latina: atualidade, desafios e perspectivas. Birigui: Boral Editora, 2019. p. 166-194.
SANTOS, Dayvid de Farias. A educação em direitos humanos como direito na educação básica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
SIMÕES, Helena Cristina Guimarães Queiroz; ANDRADE, Jemina de Araújo Moraes; BARLETA, Ilma de Andrade. A educação em Direitos Humanos nas universidades públicas federais da Amazônia: o pacto universitário e as iniciativas institucionais. Revista Exitus, Santarém, PA, p. 1 - 25, e020141, 2021. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1549. Acesso em: 10 fev. 2023.
TOSI, Giuseppe. Por que educar para os direitos humanos? In: ZENAIDE, Maria Nazaré Tavares; DIAS, Lúcia Lemos; TOSI, Giuseppe; MOURA, Paulo V. (Orgs.). Formação em direitos humanos na universidade: ensino, pesquisa e extensão. Joao Pessoa: Editora Universitária, 2001. p. 22-41.
VIOLA, Solon Eduardo Annes. Políticas de Educação em Direitos Humanos. In: SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma (Orgs.). Políticas e Fundamentos da Educação em Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 15-40.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).