DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: INFLUÊNCIA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO AMAPÁ-BRASIL
Abstract
O presente estudo visa discutir as influências das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH) nas políticas educacionais do estado do Amapá, destacadamente para a educação superior. Parte do seguinte problema: quais políticas de Educação em Direitos Humanos (EDH) foram elaboradas e implementadas no Amapá, influenciadas pelas DNEDH? Trata-se de pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Os resultados apresentam a existência de três documentos no Amapá: as Diretrizes Estaduais para a Educação em Direitos Humanos (2016), o Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos (2021) e o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos (2022). A diretriz estadual, que não está devidamente publicizada, reproduz em grande parte a nacional. Os pontos que os diferenciam estão na implementação da EDH na organização do sistema educacional. No que se refere aos planos estadual e municipal, ambos direcionam sua prioridade para a educação básica, colocando como desafio abarcar a educação superior.
References
BRASIL. (Constituição [1988]). Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br /ccivil_03/constituicao/constitui %C3 %A7a o.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. MEC/CNE, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos-CNEDH. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: SEDHPR/MEC/MJ/Unesco, 2009.
CANDAU, Vera Maria. Educação em Direitos Humanos e Estratégias Metodológicas. Portal DH Net, Natal, RN, s.d. Disponível em: dhnet.org.br/index.htm. Acesso em: 2 jan. 2023
CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana Beatriz. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação (Porto Alegre, impresso), v. 36, n. 1, p. 59-66, jan./abr. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/user/Downloads/admin,+Educ+36-1+-+07+-+final+1%20(1).pdf. Acesso em: 2 jan. 2023.
FREITAS, Fábio F. B. Direitos Humanos e cidadania no currículo. In: ZENAIDE, Maria Nazaré Tavares; DIAS, Lúcia Lemos; TOSI, Giuseppe; MOURA, Paulo V. (Orgs.). Formação em Direitos Humanos na Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Joao Pessoa: Editora Universitária, 2001. p. 130-153.
HERRERA FLORES, Joaquín. A reinvenção dos Direitos Humanos. Tradução: Carlos Roberto Diogo Garcia. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.
MACAPÁ. Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos. Disponível em: https://macapa.ap.gov.br/plano-municipal-de-educacao-em-direitos-humanos/. Acesso em: 10 fev. 2023.
RIBEIRO, Eduardo Adão; NOZU, Washington Cesar Shoiti. Estudo Bibliométrico sobre a Educação em Direitos Humanos no Brasil. In: MENEGUETTI, Luciano. Educação em Direitos Humanos na América Latina: atualidade, desafios e perspectivas. Birigui: Boral Editora, 2019. p. 166-194.
SANTOS, Dayvid de Farias. A educação em direitos humanos como direito na educação básica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
SIMÕES, Helena Cristina Guimarães Queiroz; ANDRADE, Jemina de Araújo Moraes; BARLETA, Ilma de Andrade. A educação em Direitos Humanos nas universidades públicas federais da Amazônia: o pacto universitário e as iniciativas institucionais. Revista Exitus, Santarém, PA, p. 1 - 25, e020141, 2021. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1549. Acesso em: 10 fev. 2023.
TOSI, Giuseppe. Por que educar para os direitos humanos? In: ZENAIDE, Maria Nazaré Tavares; DIAS, Lúcia Lemos; TOSI, Giuseppe; MOURA, Paulo V. (Orgs.). Formação em direitos humanos na universidade: ensino, pesquisa e extensão. Joao Pessoa: Editora Universitária, 2001. p. 22-41.
VIOLA, Solon Eduardo Annes. Políticas de Educação em Direitos Humanos. In: SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma (Orgs.). Políticas e Fundamentos da Educação em Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 15-40.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).