A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA

Résumé

Atualmente percebe-se que as TICs passaram a se tornar essencial no processo de ensino-aprendizagem, e vem se destacando como recurso pedagógico pela facilidade que elas proporcionam. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Ciências/Biologia em uma escola ribeirinha no município de Abaetetuba/PA. Sendo desenvolvida por meio de revisões bibliográficas, pesquisa de campo, com observações e aplicações de questionários semiestruturados para os professores que lecionam na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, o presente estudo é caracterizado como descritivo, sendo de natureza quantitativa e qualitativa. Analisar a utilização das TICs na escola ribeirinha Santa Maria, nos possibilitou verificar que as poucas tecnologias digitais utilizadas pelos professores principalmente o aparelho celular, estão proporcionando a esses educadores a quebra de paradigmas, e diversas ferramentas que possibilitam torna o processo de ensino-aprendizagem dinâmico, eficiente e inovador.

Bibliographies de l'auteur

Adriana Farias Cardoso, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Graduada no Curso de Licenciatura em Educação do Campo com Ênfase em Ciências Naturais, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Josiel do Rego Vilhena, Institudo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental (NAEA/UFPA). Mestre em sociologia da Amazônia (UFPA). Graduado em Ciências Sociais (UFPA). Professor de Sociologia do IFPA - Campus Abaetetuba).

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Publiée
2024-06-17
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