A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA
Abstract
Atualmente percebe-se que as TICs passaram a se tornar essencial no processo de ensino-aprendizagem, e vem se destacando como recurso pedagógico pela facilidade que elas proporcionam. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Ciências/Biologia em uma escola ribeirinha no município de Abaetetuba/PA. Sendo desenvolvida por meio de revisões bibliográficas, pesquisa de campo, com observações e aplicações de questionários semiestruturados para os professores que lecionam na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, o presente estudo é caracterizado como descritivo, sendo de natureza quantitativa e qualitativa. Analisar a utilização das TICs na escola ribeirinha Santa Maria, nos possibilitou verificar que as poucas tecnologias digitais utilizadas pelos professores principalmente o aparelho celular, estão proporcionando a esses educadores a quebra de paradigmas, e diversas ferramentas que possibilitam torna o processo de ensino-aprendizagem dinâmico, eficiente e inovador.
References
ALMEIDA, I. C.; MENDES, L. C. & ROCHA, R. S. As tecnologias da informação e comunicação no ensino de Biologia: Aproximações teóricas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1-10. 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.13822. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13822. Acesso em: 21 nov. 2022.
CARDOSO, A. M.; AZEVEDO, J. F. & MARTINS, R. X. Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro. Colabor@ - Revista Digital da CVA – Ricesu. ISSN 1519-8529, Volume 8, Número 30. 2013.
Carvalho, M. S. As águas da cultura vivida inundando a educação: uma leitura sobre letramentos e cultura ribeirinha. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Ciências da Educação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém. 2018.
Cardoso, J. L. S. & Marinho, R. K. L. A escola ribeirinha e a formação de professores: pela sobrevivência da educação nas ilhas de Belém/PA. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, Marabá-PA, v. 2, n. 1, p. 121-137, jan.-jun. 2020.
Carvalho, R. P.; Neves, O. L. & Jesus, G. S. Tecnologias da Informação e Comunicação na educação do campo: relato de experiência com professores. Anais do V Encontro Nacional e XI Fórum Estado, Capital, Trabalho. UFS Campus São Cristóvão – GPECT. 2019.
Cordeiro, S. F. N; Bonilla, M. H. S. Tecnologias digitais móveis: reterritorialização dos cotidianos escolares, Educar em Revista, Curitiba, Brasil, abr./jun. 2015.
Chizzotti, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez. 2005.
Conforto, D. & Vieira, M. C. Smartphone na Escola: da discussão disciplinar para a pedagógica. Latin American Journal of Computing, v. II, p. 43-54. 2015.
Ferreira, D. S. Dinâmica Socioespacial em Comunidades Ribeirinhas das Ilhas de Abaetetuba-Pa. Dissertação (Mestre em Geografia). Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA, 168 p. 2014.
Freitas, M. A. G. & Freitas, M. S. G. A educação dos alunos ribeirinhos amazônidas de rondônia: entre as potencialidades e os desafios. E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 03... Campina Grande: Realize Editora, p. 82-99. 2021. Disponível em:
Guimarães, A. M. & Ribeiro, A. M. Introdução às Tecnologias da Informação e da Comunicação: tecnologia da informação. Belo Horizonte - Editora UFMG, 148 p. 2011. ISBN: 978-85-7041-613-1.
Hage, S. A. M. & Júnior, A. G. Ser professor ribeirinho: os desafios que emergem da educação e da ação pedagógico em escolas ribeirinhas da Amazônia. In.: Abreu, Waldir Ferreira de; Oliveira, Damião Bezerra; Silva, Érbio dos Santos.(org.) Educação ribeirinha: saberes, vivência e formação no campo. GEPEIF-UFPA. Belém. p. 19-4. 2013.
Kenski, V. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, v.4, n. 10, p.1-10. 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189118047005.pdf. Acesso em: 14/05/2022.
Laville, C. & Dionne, J. A Construção do Saber – Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: editora UFMG. 1999.
Lima, M. F. & Araújo, J. F. S. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 21, nº 23, pág. 1-8. 2021. DOI: 10.18264/REP. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de-ensino-aprendizagem. Acesso em: 21 nov. 2022.
Maria, S. & Andrade, O. D. E. Resolução Nº 466. Diretrizes e O Plenário de Normas Conselho Nacional Regulamenta de Saúde em sua doras de 240 a Reunião Pesquisas Ordinária, realizada Envolvendo Seres dezembro de 2012, I S de suas no uso regimentais e conferidas pel. 2013.
Morschbacher, M. & Reis, D. Processos de inclusão e educação do campo: Desafios da educação básica no contexto das novas tecnologias. Revista entre ideias, Salvador, v. 10, n. 3, p. 6-87, set./dez. 2021.
Medeiros, A. P. A. & Araújo, S. K. O uso de ferramentas tecnológicas na sala de aula. XX EGEORN – Encontro estadual de Geografia. 2013.
Molina, M. C. & Fernandes, B. M. (Orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo (Coleção Por uma Educação do Campo, 5). 2004.
Negrão, A. Do S. S.; Barbosa, W. L. R.; Maneschy, R. Q. Etnoconhecimento do manejo de açaizais em áreas de várzea nas ilhas de Abaetetuba, Pará. Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor. Recife. V COINTER PDV. Agro 2020. Disponível em:
Pereira, D. M. & Silva, G. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas. Vitória da Conquista-BA, n. 10, 151-174 p. 2010.
Rodrigues, B. R. Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Recife: IFPE, Rede e-Tec Brasil, 86 p. 2016. ISBN: 978-85-9450-008-3.
Silva, A. F.; Ferreira, J. H. & Viera, C. A. O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e Médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 7, N° 2, p. 283-304, Maio/Ago 2017.
Silva, S. J. T. Cultura e Educação da Criança Ribeirinha: Estudo na Comunidade Santo Antônio do Tracajá - Parintins/AM. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Programa de Pós-Graduação em Educação, Manaus. 2018.
Silva, E. L. & Menezes, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4ª ed. Florianópolis. 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).