AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL

Résumé

Este artigo busca discutir aspectos teóricos relacionados com a prática profissional, que envolvem os processos de inclusão social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma Escola Municipal. O texto analisa as dificuldades encontradas pelos profissionais dentro do processo de inclusão. A pesquisa foi aplicada em campo e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e aplicação de formulário adaptado semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, e a aplicação da Escala de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão- ELASI na versão B, com o intuito de verificar a visão dos profissionais em relação à inclusão de pessoas com necessidades específicas. Por isso, sugerem-se estudos na área que favoreçam a construção de estratégias e habilidades pedagógicas para as instituições escolares do país que possibilitem os alunos com Transtorno do Espectro Autistas possam ser incluídos na educação escolar.  

Bibliographies de l'auteur

Iran Johnathan Silva Oliveira, Universidade de Gurupi (UnirG)

Doutor e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifica Universidade Católica – PUC – GO. Professor e pesquisador da graduação dos cursos de Psicologia (Ulbra/Palmas) e Medicina (UnirG). Professor em pós-graduações. Supervisor e psicólogo clínico no Instituto de Ciências, Comportamento e Tecnologia de Ensino – ICC. TECH. Paraíso do Tocantins, TO, Brasil.

Keldna Sousa Araujo, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)

Psicóloga. Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ ULBRA. Palmas, Tocantins, TO, Brasil.

Thallyta Katarina Santos Pimenta, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduanda em Medicina. Universidade de Gurupi (UnirG), Paraíso do Tocantins, TO, Brasil. 

Guilherme Silva de Souza, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduando em Medicina. Universidade de Gurupi (UnirG), Paraíso do Tocantins, TO, Brasil.

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Publiée
2024-06-17