IDEOLOGIA MILITARIZADA E CULTURA DA VIOLÊNCIA NAS COMUNIDADES ESCOLARES DO CONTEXTO AMAZÔNICO
Résumé
O texto a seguir apresenta uma visão do projeto vigente no âmbito educacional denominado Programa de Escolas Cívico-Militares (PECIM) na Amazônia Legal (AL) tendo como referência a atuação do Estado investindo na gestão compartilhada com as forças armadas e auxiliares para atender as escolas classificadas em áreas de vulnerabilidade social. O PECIM foi implantado em 2020 e alcançou no cenário nacional o número mais expressivo de instituições escolares que decidiram adotar o modelo. Até o final de 2022, a previsão é a implantação de 54 escolas na AL. A concepção pedagógica que privilegia a doutrinação militarizada em áreas de vulnerabilidade social é uma proposta educacional do Estado nacional que expõe os interesses político-ideológicos na região. A análise documental foi a proposta utilizada para extrair informações dos documentos legais que orientam o PECIM dentro de uma abordagem metodológica qualitativa para referenciar os marcos históricos que contextualizam o papel do Estado Nacional numa perspectiva crítico-reflexiva sobre combate à violência nas comunidades escolares e a ascensão da narrativa militar como projeto político educacional.
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